Estilo & Cultura

Homenagem à dupla caipira mais famosa de Curitiba, fonte traz vida à região da Cruz Machado

Sharon Abdalla
19/02/2018 10:30
Thumbnail
Assim como as grandes cidades do Velho Continente, Curitiba também tem sua fonte dos desejos. Sua localização tímida, na esquina das ruas Cruz Machado e Alameda Cabral, faz com que o monumento, batizado de Mocinhas da Cidade, muitas vezes passe despercebido por quem tem nas vias uma rota de transporte cotidiano. Já para os que passam a pé pelo endereço, é praticamente impossível ficar alheio à sua presença.
Encolhida em um remanescente de terreno e com frente para a Cruz Machado, a fonte se destaca entre as construções vizinhas pela sua tonalidade azulada e por trazer, além da água, painéis com a famosa letra da música homônima, escrita pela dupla caipira Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, de Curitiba.
“A fonte foi inaugurada [em setembro de 1996] no primeiro mandato do Rafael Greca como prefeito. Ele decidiu fazer dela uma homenagem à dupla caipira”, lembra o arquiteto Fernando Canalli, autor do projeto da fonte. “Como o terreno é comprido e estreito, a proposta foi dividi-la em cinco painéis cerâmicos: o central, que traz a fotografia da dupla, e outros quatro laterais, com cada um dos quatro versos da música”, acrescenta.
Erguida em concreto armado, a fonte ainda é emoldurada por 12 colunas cinzas que exibem pinhões estilizados em seu topo – outra referência à capital. “Elas valorizam a fonte, pois trazem volumetria à construção”, explica Canalli. Outro elemento que se destaca no conjunto são as quatro luas pintadas abaixo dos versos da canção. Elas representam uma espécie de metáfora, pois, segundo o arquiteto, assim como o astro, a música também se tornou universal.

Monumento

Além de prestar homenagem à dupla caipira mais famosa do Paraná, a fonte Mocinhas da Cidade tem outra importante função: a de ocupar um terreno que corresponde a um resquício de urbanização e que, não fosse sua construção, estaria fadado ao abandono ou ao acúmulo de lixo – como acontecia até então.
“Isso valoriza [o local] e cria espaços significativos, que reforçam a sensação de pertencimento da sociedade em relação à cidade”, destaca Alessandro Filla Rosaneli, professor do programa de pós-graduação em Planejamento Urbano e Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador do Observatório do Espaço Público, laboratório dedicado ao estudo de ruas, praças e parques.
O comerciante João Elizio, que há nove anos mantém uma sapataria na Alameda Cabral, concorda. Tendo a fonte como vizinha, ele ainda vê no monumento a materialização de uma memória da infância, período no qual ouvia pelo rádio, e na companhia do pai, a música “Mocinhas da Cidade”.
Mesmo com todo este simbolismo, a fonte acaba funcionando mais como um ponto de referência em meio ao cinza dos prédios e do trânsito da região do que como um atrativo turístico da cidade. Prova disso são os poucos turistas ou moradores que dedicam alguns minutos do dia para contemplá-la, como contam a cabeleireira Dirce Weiss e a manicure Ivonete Carvalho, que trabalham em um salão localizado na Cruz Machado.
A falta de divulgação e de uma melhor manutenção da fonte também contribuem para isso, na avaliação delas. “Tem gente que chega a tomar banho e a lavar roupas na fonte ou a pegar água dela para lavar carros. Vemos tudo pelos espelhos do salão”, contam as profissionais. Quando a reportagem visitou o monumento, no início de janeiro, a obra estava suja de limo e, sua água, turva e malcheirosa. Apesar disso, a música “Mocinhas da Cidade” e seus intérpretes estavam “vivos”, tanto nos painéis cerâmicos da fonte dos desejos “caipira” como na lembrança dos curitibanos.
Em nota, a prefeitura de Curitiba diz que a fonte “vem passando por serviços de limpeza semanalmente” e afirma que uma nova já está programada para a próxima semana. A prefeitura reforça, ainda, que “a população pode ajudar a coibir atos de vandalismo por meio de denúncias via Central 156″.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!