Estilo & Cultura

Grupo faz intervenção em terreno baldio no Largo e indaga: “O que pode ser aqui?”

Mariana Domakoski*
21/04/2017 20:18
Thumbnail
Quem passou pela Rua São Francisco, em Curitiba, no fim da manhã e à tarde desta sexta (21), na altura do Centro Cultural, viu uma movimentação diferente — e mais colorida. Um terreno baldio da região recebeu intervenção artística para chamar a atenção para sua desocupação. A ação foi promovida pelo coletivo de arquitetura e design Ponto 41 e por alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da UFPR e da UTFPR. “Esse é um vazio em pleno Centro Histórico, um setor tão importante para a cidade”, afirma a arquiteta Danielli Wal, integrante do coletivo.
Com barbantes coloridos, os participantes produziram uma trama por entre as grades que limitam o terreno, formando os dizeres “O que pode ser aqui?”, convidando os que passavam a refletir sobre o papel atual do espaço e o que ele poderia vir a ser. “Os fios são uma forma de representar o pensamento das pessoas, mostrar como, se unidos, podem causar um efeito maior e positivo”, explica Danielli.
Fotos: Mariana Domakoski/Gazeta do Povo
Fotos: Mariana Domakoski/Gazeta do Povo
Além de ajudar na trama de barbantes, quem parava para observar também era convidado a escrever em etiquetas presas na grade suas ideias para o local. “Casa de oficinas”, “centro cultural” e “um vazio cheio de pessoas” foram algumas delas. Moradores de rua propuseram a criação de um abrigo ou local para refeições. As etiquetas ficam disponíveis no local para receber as sugestões até a próxima terça-feira (25). Os barbantes não têm data para serem retirados.
Para Isabela Jayme, de 21 anos, que cursa o 5º ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, a intervenção é uma forma de extrapolar a sala de aula e a rotina dos estágios. “É uma forma de ver na prática o que podemos fazer pela cidade enquanto estudantes de Arquitetura, de discutir a cidade”, afirma.

Vazios pela cidade

Classificado pelo coletivo como um vazio urbano de utilização, o terreno da Rua São Francisco integra o mapa de vazios urbanos elaborado pelo Ponto 41 em conjunto com os estudantes e que será apresentado na mostra “Arquitetura como interface”, que tem previsão para começar no próximo dia 22 de maio.
O mapeamento conta também com vazios sociais (espaços que separam comunidades), vazios de representação (locais que perderam sua função pela falta de uso) e vazios de ocupação. Representantes destes dois últimos já foram alvos de intervenções do coletivo: no início do mês, um casarão histórico, considerado Unidade de Interesse de Preservação (UIP) pelo Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e um vazio de representação pelo coletivo, na Rua Barão do Rio Branco, recebeu cartazes que convidavam os pedestres a olharem por suas janelas. O que se via era abandono no edifício que já foi sede da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil e que se encontrava em processo de alienação do governo do estado para a Junta Comercial do Paraná.
A Rua XV foi outro local que recebeu ações do grupo: em fevereiro, um piquenique foi realizado à noite na rua, para chamar a atenção para a desocupação noturna que ocorre na área, o que transforma a região no que o coletivo chama de vazio de ocupação.
*Especial para HAUS.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!