Estilo & Cultura

Historiador viraliza ao mostrar restauração de pintura do século 17

Estadão Conteúdo
09/11/2017 17:00
Thumbnail

Imagens do restauro impressionante de uma obra de 1618 foram postadas pelo historiador britânico Philip Mould. Foto: Reprodução

No passado, era comum aplicar verniz em pinturas para conservá-las da ação do tempo. Tal técnica se mostrou equivocada no longo prazo e pode trazer prejuízos para as pinturas, deixando-as com um tom amarelado e descaracterizando a obra original do autor.
Com a evolução nas técnicas de restauração, há um movimento para retirar o verniz acumulado nas pinturas e deixá-las novamente como o artista a havia pintado. O historiador britânico Philip Mould postou vídeo no Twitter da restauração de um retrato de uma mulher feito em 1618. O resultado da a que impressionou a rede social.
A remarkable Jacobean re-emergence after 200 years of yellowing varnish 1/2 pic.twitter.com/yBGNGDcNd7
— Philip Mould (@philipmould) 6 de novembro de 2017
Com mais de 92 mil retuites, o vídeo mostra Mould aplicando uma solução que dissolve o verniz acumulado e restaura detalhes da pintura antes perdido por conta da dessaturação causada pela película. Não há muitos detalhes sobre quem pintou a mulher ou quem é a modelo, a única informação conhecida é que ela tem 36 anos.
A last smear from the chin removed. I will post an image of the completed picture as soon as it is ready. pic.twitter.com/K7TSl2XdqE
— Philip Mould (@philipmould) 6 de novembro de 2017

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!