Estilo & Cultura

Intervenção urbana critica COP21 em Paris

Gazeta do Povo
02/12/2015 00:00
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A conferência climática anual COP21, que começou nesta segunda-feira (30) em Paris, foi recebida com intervenções urbanas críticas espalhadas pela Cidade Luz. O coletivo de arte Brandalism, que reúne colaboradores ao redor do globo, usou criatividade e apropriação do espaço urbano para denunciar a incapacidade das lideranças mundiais de solucionarem os problemas ambientais. Conhecidos por suas práticas de subvertising (ação de parodiar anúncios comerciais ou políticos com a intenção de manifestar a própria posição a respeito dos anunciantes), o grupo espalhou cerca de 600 cartazes pela cidade, apontando a situação ambiental do planeta.
As ações foram uma provocação a grandes empresas, algumas delas patrocinadoras do evento, que, apesar dos discursos em defesa do meio ambiente, são, segundo o coletivo, poluentes e provocam  impactos negativos no ecossistema. A companhia aérea Air France, a petroleira Mobil e a empresa automobilística Volkswagen foram citadas pelo coletivo. O presidente da França Francois Hollande, o primeiro-ministro britânico David Cameron e o presidente dos Estados Unidos Barack Obama também foram alvos das paródias.
Segundo o Brandalism, os anúncios são “ligações entre a publicidade, o consumismo, a dependência de combustíveis fósseis e as alterações climáticas”. Aproximadamente 80 artistas de 19 países diferentes participaram da ação.
COP21
O encontro, que é realizado pela Organização das Nações Unidas e acontece desde 1992, tem como objetivo definir um acordo para combater a emissão de gases estufa e, consequentemente, o aquecimento global. Presidentes e chefes de estado de todo o mundo estão em Paris para discutir possíveis tratados que reduzam a cota de gás carbônico emitida na atmosfera. Porém, a dificuldade se encontra no consenso: tanto os países desenvolvidos quanto aqueles que estão em processo de desenvolvimento se recusam a refrear seus avanços produtivos em prol do meio ambiente. Esse impasse fez com que, em 20 anos de conferência e tentativas frustradas de acordo, as emissões crescessem 63% em todo o mundo.
Paródia de publicidade da Volkswagen, com a frase: “Lamentamos que fomos pegos”. Imagem: Brandalism, arte de Barnbrook.
Paródia de publicidade da Volkswagen, com a frase: “Lamentamos que fomos pegos”. Imagem: Brandalism, arte de Barnbrook.
Anúncio parodiado da empresa Air France, que é trazida pelo grupo como "parte do problema". “Combatendo as mudanças climáticas? Claro que não, somos uma companhia aérea”. Imagem: Brandalism, arte de Revolt Design.
Anúncio parodiado da empresa Air France, que é trazida pelo grupo como "parte do problema". “Combatendo as mudanças climáticas? Claro que não, somos uma companhia aérea”. Imagem: Brandalism, arte de Revolt Design.
Paródia de anúncio da petrolífera Mobil. “Nós sabíamos sobre o impacto dos combustíveis fósseis, mas a publicidade negou”. Imagem: Brandalism, arte de Barnbrook.
Paródia de anúncio da petrolífera Mobil. “Nós sabíamos sobre o impacto dos combustíveis fósseis, mas a publicidade negou”. Imagem: Brandalism, arte de Barnbrook.
“Viva a experiência climática”. Imagem: Brandalism, arte de Bill Posters.
“Viva a experiência climática”. Imagem: Brandalism, arte de Bill Posters.
Para mais imagens, acesse o site do coletivo Brandalism.

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