Estilo & Cultura

Justiça condena criador do museu Inhotim por lavagem de dinheiro

HAUS*
16/11/2017 21:46
Thumbnail

Foto: Marcelo Coelho/Divulgação

Bernardo de Mello Paz, empresário que idealizou o museu Inhotim em meados dos anos 1980, foi condenado a nove anos e três meses de prisão por lavagem de dinheiro em movimentações financeiras de empresas das quais foi sócio.
A decisão é da 4ª Vara do Tribunal Regional Federal de Belo Horizonte, proferida em setembro, mas só divulgada pelo Ministério Público Federal de Minas Gerais (MPF-MG) nesta quinta (16). A irmã dele, Virgínia Paz, foi condenada pelo mesmo crime a cinco anos e três meses, em regime semiaberto. A defesa de ambos já recorreu da sentença.
O Centro de Educação e Cultura Burle Marx abriga em seu topo a obra “Narcissus Garden Inhotim”, da japonesa Yayoi Kusama. Foto: Marcelo Coelho/Divulgação
O Centro de Educação e Cultura Burle Marx abriga em seu topo a obra “Narcissus Garden Inhotim”, da japonesa Yayoi Kusama. Foto: Marcelo Coelho/Divulgação
Segundo a juíza Camila Velano, “ficou claramente constatada existência de enorme confusão patrimonial e contábil entre as diversas empresas do Grupo Itaminas”. Ainda de acordo com a Justiça, ficou demonstrado que “a conta da Horizontes não visava unicamente à manutenção do Instituto Cultural Inhotim, mas também servia de conta intermediária para diversos repasses às empresas do Grupo Itaminas”.
Na sentença, a juíza ressaltou que Paz teria um comportamento de “não cumprimento de obrigações fiscais e previdenciárias, revelando completo descaso das empresas em relação ao Fisco”. As dívidas da Itaminas com a Fazenda Pública chegam a mais de R$ 600 milhões.
Obra Narcissus garden", de Yayoi Kusama  (1966).<br>Foto: Instituto inhotim / Divulgação.
Obra Narcissus garden", de Yayoi Kusama (1966).<br>Foto: Instituto inhotim / Divulgação.
Marcelo Leonardo, advogado de Bernardo Paz, afirma que a sentença é injusta. “Ele é inocente, a decisão é injusta, por isto nós já recorremos para o Tribunal Regional Federal da Primeira Região, onde a gente espera que a decisão seja revertida e ele, absolvido.”
Leonardo afirma que os fatos não têm relação com o Instituto Inhotim. “ Eles dizem respeito a episódios de 2007 e 2008, relativos a empresas de mineração e siderurgia de que Bernardo foi sócio”. Em sua argumentação, o advogado diz se tratar de alterações financeiras regulares.
*Com Folhapress.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!