Estilo & Cultura

Maquinários históricos do ciclo da erva-mate são danificados pelas chuvas do fim de semana

Sharon Abdalla
06/03/2018 10:30
Thumbnail

Foto: Prefeitura de Araucária / Divulgação | Carlos Poly

O grande volume de chuvas que atingiu Curitiba e a Região Metropolitana no último sábado (3) deixou estragos, também, nos imóveis históricos. Em Araucária, o prédio que abriga o Museu Tingüi-Cuera ficou completamente alagado e teve parte de seu acervo danificado. A água subiu tanto que passou de 1,5 m de altura em alguns pontos do imóvel, localizado dentro do Parque Cachoeira.
Além do grande volume de chuva, a localização da edificação dentro do parque foi outro fator que contribuiu para que a água invadisse com força as instalações do museu. “O museu está a cerca de 20 m de distância do leito do Rio Iguaçu, que corta o parque. Por conta da chuva, o rio transbordou e a água invadiu parte do museu”, conta Eduardo Tavares, secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura de Araucária.
Água e lodo invadiram as instalações do museu devido à forte chuva. Foto: Márcio Assad / Arquivo Pessoal
Água e lodo invadiram as instalações do museu devido à forte chuva. Foto: Márcio Assad / Arquivo Pessoal
A área mais danificada foi a do térreo, que abriga a exposição permanente do museu. A mostra traz maquinários e ferramentas do período do ciclo da erva-mate e também peças de mobiliário em madeira que fazem referência à imigração polonesa, como lembra Tavares.
A água também chegou ao segundo pavimento do prédio, cujas calhas não foram suficientes para vencer o volume d’água. Nele, porém, não foram registrados danos significativos ao auditório, sala de reuniões ou área administrativa, que funcionam no local.

O prédio

O prédio que abriga o Museu Tingüi-Cuera foi construído no início da década de 1940 para receber as instalações da Indústria Torres, fábrica de extrato de tomate de propriedade de Archelau de Almeida Torres. Juntamente com a Companhia São Patrício, que produzia fios e tecidos de linho, esta empresa marcou o início da industrialização de Araucária, impulsionando a economia do município.
“Essas eram as duas únicas fábricas da época. O prédio da Família Torres também é uma das primeiras edificações deste porte da cidade”, lembra Tavares. Construído em alvenaria, ele tem cerca de 1 mil m² e arquitetura simples, que remete à sua função fabril. Para o secretário de Cultura e Turismo, os destaques da construção ficam por conta do telhado, com telhas de barro, e das amplas janelas.

Museu

A Indústria Torres encerrou suas atividades na década de 1960. Depois deste período, o prédio teve outros usos até receber as instalações do Museu Tingüi-Cuera. Inaugurado em 1980 no antigo prédio da Companhia São Patrício, o museu teve seu endereço alterado para o prédio da Família Torres em fevereiro de 1982, data de inauguração do Parque Cachoeira. Seu nome homenageia os primórdios indígenas do município de Araucária e significa “local onde habitam os tingüis que são valentes e destemidos”.
Exemplar de maquinário do ciclo da erva-mate em exposição no museu. Foto: Prefeitura de Araucária/Divulgação
Exemplar de maquinário do ciclo da erva-mate em exposição no museu. Foto: Prefeitura de Araucária/Divulgação
Após o alagamento pelas chuvas do final de semana, equipes do município trabalham na limpeza e análise das peças do acervo. Segundo Tavares, cerca de 80% dos trabalhos já foram concluídos. “Estamos fazendo de tudo para que no próximo final de semana o museu possa estar de portas abertas ao público. Acreditamos que isso vá acontecer”, projeta o secretário de Cultura e Turismo.
Tavares destaca, ainda, o projeto de ampliação e revitalização do museu que será realizado via termo de ajustamento de conduta (TAC) entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e uma empresa do setor privado. De acordo com ele, este termo irá direcionar cerca de R$ 1 milhão para a construção de um novo prédio, anexo ao museu, destinado à reserva técnica; a atualização e modernização das instalações elétricas e de informática do edifício; e o custeio de cursos para os profissionais do museu.
“Estamos em conversa desde o ano passado e, agora, estamos na fase de finalização deste projeto. A previsão é de que neste ano seja realizada a licitação e as obras tenham início”, projeta Tavares.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!