Estilo & Cultura

No Dia Mundial da Água, mostramos a arquitetura flutuante do futuro

HAUS
22/03/2017 14:14
Thumbnail

Comunidade de casas flutuantes em Victoria, na Columbia Britânica do Canadá. Foto: Home Stratosphere/Reprodução

Alguns arquitetos visionários sonham com verdadeiras cidades sobre as águas. Áreas residenciais flutuantes em diversas partes do mundo já mostram que é uma solução possível.
Os holandeses do Water Studio já planejam essa transação para uma era aquática há 12 anos. “A arquitetura tradicional se preocupa muito com os prédios na terra, mas achamos necessário mudar o conceito geral de cidade”, defende o arquiteto Koen Olthuis, que está à frente do estúdio. “A água pode ser parte dela. Não como algo que devemos ter medo, mas algo para usarmos.”
Como acontecerá na cidade norueguesa de Tromsø, em que um hotel cinco estrelas será construído em forma de cristal de gelo flutuando sobre a água. As obras devem começar em breve, logo após a emissão de autorizações locais para a obra.
Hotel Krystall será construído com bastante vidro para que os hóspedes possam aproveitar ao máximo a luz da Aurora Boreal. Foto: Waterstudio/Divulgação<br>
Hotel Krystall será construído com bastante vidro para que os hóspedes possam aproveitar ao máximo a luz da Aurora Boreal. Foto: Waterstudio/Divulgação<br>
Na Holanda, isso não é novidade. Com um quarto do país abaixo da superfície do mar, o país abriga mais de 300 mil casas flutuantes. Atualmente, o impedimento para aumentar esse tipo de residência não é a tecnologia, mas as legislações, que não existem para essas moradias. “Como encarar essas construções? Como um barco ou como uma casa? As regulações ainda não sabem”, explica Olthuis à Deutsche Welle.
Os arquitetos holandeses dominam com tal maestria a construção sobre as águas, que a Unesco conduz um projeto com o grupo para tentar viabilizar casas flutuantes para todas as pessoas, independentemente de renda. “Não é só para os ricos. Agora tentamos com a tecnologia solucionar problemas do mundo todo”, ressalta o diretor do Water Studio. “Muitos vivem em favelas perto da água, por exemplo. Seria maravilhoso se conseguirmos trazes escolas e hospitais flutuantes para esses lugares.” Bangladesh será o primeiro lugar a testar essa ideia agora em março.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!