PUBLICIDADE

Novo Museu do Louvre está pronto com projeto futurista

O museu que já teve a data de abertura adiada diversas vezes vai abrir dia 11 de novembro com projeto de Jean Nouvel

Foto: Reprodução/Museu Louvre Abu Dhabi

Foto: Reprodução/Museu Louvre Abu Dhabi

por HAUS*

14/09/2017

Depois de quase seis anos de atraso da data de entrega prevista originalmente, o novo Museu do Louvre, desta vez em Abu Dhabi, já tem um dia reservado para inauguração. A construção, que foi iniciada em 2009, teve sua data de entrega adiada repetidas vezes: 2012, 2013 e 2015. A abertura do museu projetado pelo arquiteto francês Jean Nouvel será dia 11 de novembro, com uma série de apresentações e concertos no edifício principal. O empreendimento é parte de um acordo entre Abu Dhabi e o governo francês, e foi anunciado pela primeira vez em março de 2007 pelo Museu do Louvre em Paris.

Louvre Abu Dhabi rain of light - Louvre Abu Dhabi

Foto: Reprodução/Museu Louvre Abu Dhabi

O arquiteto francês projetou a construção com o conceito de “cidade museu” em mente, no distrito Saadiyat Island, próximo à costa dos Emirados Árabes. A grande cúpula é rodeada de 55 construções individuais, todas simples, baixas e brancas, inspiradas pelo tipo da arquitetura árabe da região. O uso da água é um destaque na obra, construída de frente para o mar.

Louvre_Abu_Dhabi_surrounded_with_water_(1)

Foto: Reprodução/Museu Louvre Abu Dhabi

A edificação principal em forma de domo possui uma cúpula de 180 metros de diâmetro, e é formada por 8 camadas vazadas de metal, com 7,8 mil recortes geométricos de diferentes ângulos e tamanhos. O objetivo é criar um efeito de “chuva de luz”, idealizado pelo arquiteto. A estrutura também possui algumas funções ambientais que visam a sustentabilidade e o conforto. A cúpula serve de proteção contra o sol no pátio externo e para os prédios vizinhos, garantindo o conforto dos visitantes de passagem entre um prédio e outro. A sombra também reduz o consumo de energia dos prédios cobertos.

Louvre Abu Dhabi exterior with Abu Dhabi skyline night - Louvre Abu Dhabi

Foto: Reprodução/Museu Louvre Abu Dhabi

As galerias do museu serão preenchidas com obras de arte diversas: desde objetos antigos até arte contemporânea. A proposta é contemplar todas as fases da humanidade. Além disso, ainda existirá um espaço para exposições temporárias, um café e uma loja.

Jean Nouvel lançou também em maio deste ano, durante a Semana de Design de Milão, a coleção de móveis que são colocados no interior do museu. A linha foi criada em parceria com a marca Poltrona Frau, e inclui poltronas, bancos e sofás inspirados na arquitetura externa do museu. A proposta do arquiteto para os móveis é de que eles sejam crus e confortáveis, e que destaquem a composição estrutural da obra.

Louvre Abu Dhabi plaza - Louvre Abu Dhabi

Foto: Reprodução/Museu Louvre Abu Dhabi

*Colaborou Beatriz Mira.

LEIA TAMBÉM



PUBLICIDADE