Estilo & Cultura

Escritório surpreende com projeto de restaurante no fundo do mar

HAUS
25/10/2017 21:00
Thumbnail

Imagem: Divulgação / Snøhetta

Fazer uma refeição observando o fundo do mar. Essa é a proposta do escritório norueguês de arquitetura Snøhetta que está planejando o restaurante Under, autointitulado o primeiro restaurante subaquático da Europa. O local escolhido foi Lindesnes, no ponto mais ao sul da Noruega e, de acordo com o site da CNN, a expectativa é de que as obras iniciem em fevereiro de 2018 e finalizem em 2019.
Imagem: Divulgação / Snøhetta
Imagem: Divulgação / Snøhetta
Rune Grasdal, arquiteto que participa do projeto, ressaltou em entrevista à rede de televisão a importância das pessoas se sentirem seguras no restaurante, sem a sensação de claustrofobia. Por isso a equipe considerou uma série de elementos, como o uso de materiais naturais e uma boa iluminação.
Imagem: Divulgação / Snøhetta
Imagem: Divulgação / Snøhetta

Estrutura

A estrutura retangular de concreto fica parcialmente submersa, com a parte superior apoiada no litoral. Para chegar ao restaurante, o cliente deve descer cinco metros abaixo da superfície. Lá encontrará espaço para fazer sua refeição enquanto aprecia a vida marinha por uma janela panorâmica em acrílico com 11 x 4 metros.
Imagem: Divulgação / Snøhetta
Imagem: Divulgação / Snøhetta
Os clientes também poderão aproveitar um bar que marca a transição entre a costa e o oceano. Mais abaixo, fica o restaurante que tem capacidade para receber até cem pessoas.
Os tons usados no empreendimento são inspirados por cores que evocam o sedimento de conchas, rochas e areia e também por tons de azul e verde escuros, inspirados no fundo do mar e nas algas, conforme explica o escritório em seu site.

Vida marinha

O escritório de arquitetura Snøhetta ressalta que o restaurante foi planejado levando em consideração seu contexto geográfico e seus vizinhos aquáticos. Por isso, além de restaurante, o Under também será um centro de pesquisa da vida marinha.
Imagem: Divulgação / Snøhetta
Imagem: Divulgação / Snøhetta
Parte do restaurante será utilizada, fora do horário de funcionamento, para equipes interdisciplinares estudarem a biologia marinha e o comportamento de peixes. De acordo com o site do Snøhetta, os pesquisadores irão ajudar a otimizar as condições no fundo do mar para que peixes e mariscos possam conviver nas proximidades do restaurante.
O desenho da estrutura é atrativo para mexilhões e a expectativa é que, ao longo do tempo, o Under se torne um recife artificial de mexilhões que naturalmente purificam as águas do mar.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!