Estilo & Cultura

Volta ao passado: 5 comércios tradicionais que mantêm a cara de antigamente

HAUS
25/08/2017 21:38
Thumbnail

Cantina Baviera foi inaugurada em 1972. A casa é de 1900. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Voltar para uma Curitiba de outros tempos não é difícil, pelo menos fisicamente. A capital ainda guarda restaurantes, sorveterias, armazéns e bares com décadas de funcionamento que conservam sua decoração ou estrutura de outrora.

Confira abaixo 5 estabelecimentos de Curitiba que podem te levar para o passado

Sorvetes Gaúcho

O estabelecimento localizado no São Francisco, aberto em 1955, é o responsável por “mudar” o nome da Praça do Redentor, que atualmente é conhecida como Praça do Gaúcho. As características originais da construção ainda estão por lá, como a fachada revestida parcialmente de pedras e interior azulejado. Os móveis de fórmica também remontam à época, assim como as máquinas de sorvete, de origem italiana, que são da década de 50.
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
O negócio continua sendo administrado pela família do Gaúcho, Adalberto Pinto dos Santos. Seus filhos tocam a empresa e mantém diversas tradições do pai, como as pazinhas de madeiras, e os sabores mais pedidos são os mesmos desde que a casa abriu: morango, chocolate e creme — que atraem centenas de pessoas para a sorveteria nos finais de semana.

Lanchonete Montesquieu

Famoso por seu X-Montanha e ponto de encontro de muitos estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, antigo CEFET, a Lanchonete Montesquieu (ou Pastel do Álvaro) mudará de local em breve. O prédio, que abriga o estabelecimento no Rebouças desde 1978, foi adquirido por uma construtora e será demolido.
Foto: Antônio More/Gazeta do Povo
Foto: Antônio More/Gazeta do Povo
Também negócio familiar, a lanchonete fundada por Hiroyuki Ota, mais conhecido como Seu Zé, é tocada hoje por seu filho, Álvaro Ota. As características da casa mantêm-se as mesmas desde seu início: os tons pastéis do azulejo e balcão, disposto de forma central para atender tanto um lado quanto outro, e seu piso quadriculado. Uma história que nenhum trator passará em cima.

Armazém Santa Ana

Construção de 1934 localizada na Avenida Senador Salgado Filho, no Uberaba, o Armazém Santa Ana é um ponto de referência na região. A casa de madeira alaranjada, que tem cestos de vime, vassouras, enxadas e outros diversos itens domésticos e alimentos, também atende almoços e happy hour desde 1990.
Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo
O estabelecimento está sob comando da terceira geração da família meio ucraniana, meio polonesa, que cuida de tudo nos mínimos detalhes para manter a tradição acesa — precisa de um tamanco de madeira ou uma panela de ferro? Também têm por lá.

Baviera

Inaugurada em 1972 em uma casa de 1900, a cantina italiana Baviera preza por suas raízes — tanto no menu quanto na decoração. Localizada na frente da trincheira da Alameda Augusto Stellfeld, a construção é um mergulho a referências antigas: sem janelas, luminárias da Catedral Metropolitana de Curitiba iluminam o local, gravuras da época da colonização alemã ocupam as paredes e diversos objetos antigos compõe a decoração.
Cantina Baviera foi inaugurada em 1972. A casa é de 1900. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Cantina Baviera foi inaugurada em 1972. A casa é de 1900. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Giovanni Muffone, filho de pai italiano e fundador da cantina, encontrou o local a partir de um amigo, Victor Siesko. A casa, na época propriedade da família Hauer, se revelou um ótima opção para se instalar a Baviera: a entrada do estabelecimento fica nos antigos porão e garagem, o forno à lenha fica na lavanderia e o salão com mesas fica na antiga sala de cinema da família.

Bar Stuart

Bar mais antigo de Curitiba, o Stuart foi fundado em 1900 (apesar de diversos registros apontarem 1904) por Joseph Richter e passou por dois locais até encontrar seu ponto atual, fixo desde os anos 1930: a esquina da Praça Osório com a Alameda Cabral. Comandado agora pelo empresário Nelson Ferri, o bar foi frequentado por diversas personalidades: políticos, jornalistas, poetas e artistas da cena teatral curitibana — todos são responsáveis pelo tradicional status boêmio do Stuart.
Foto: Pedro Serapio/Gazeta do Povo
Foto: Pedro Serapio/Gazeta do Povo
As paredes bicolores são recheadas de fotos dos que passaram por ali, assim como a área do bar é repleta de garrafas — algumas raras e com preço inestimável, dizem. O mobiliário, sem muitos adornos, exala muito mais a história do local do que a sua forma.
Curtiu? Não é uma lista fechada! Tem algum estabelecimento curitibano aberto há muitos anos e que sua decoração é um convite à nostalgia? Conta pra gente pelo e-mail haus@gazetadopovo.com.br ou em nossa página do Facebook.

LEIA TAMBÉM



Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!