Estilo & Cultura

Valiosas peças do Brasil Império, usadas pela família real, vão a leilão

Sharon Abdalla
07/04/2017 19:54
Thumbnail
Quem se dedica a colecionar peças históricas ou deseja levar para dentro de casa um pedaço da história do Brasil terá uma oportunidade para adquirir peças centenárias que traduzem todo o requinte e a sofisticação do Império brasileiro.
Marcado para os dias 18 e 19 de abril, o leilão “Acervo de Pequenos Guardados” irá ofertar quase 400 itens que fizeram parte do dia a dia da família real e que hoje pertencem ao acervo particular de Pedro Carlos de Bourbon de Orleans e Bragança, bisneto da Princesa Isabel.
“São peças de uma relevância simbólica significativa para um Brasil que um dia foi grande”, resume Franklin Levy, leiloeiro responsável pelo pregão.
Entre elas estão louças utilizadas para as refeições diárias da princesa, peças de prata com as iniciais de Dom Pedro II e o convite do último baile do Império, na Ilha Fiscal. Peças utilizadas pelos empregados da casa, como pratos da Companhia das Índias, também compõem o acervo. “São peças de coleção. A relevância histórica que trazem consigo é mais importante que seu (apelo) decorativo”, acrescenta Levy.
O pregão será realizado simultaneamente na casa de leilões, localizada no Rio de Janeiro, e na internet. As peças estarão expostas para visitação pública entre os dias 10 e 18 de abril. Mais informações no site.
Confira algumas das peças que irão a leilão.
Xícara e pires de porcelana utilizados no serviço do Baile da Ilha Fiscal, último baile do Império. Lance inicial: R$ 800.
LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!