Estilo & Cultura

Ventura-Lambrate versus Via Tortona, uma briga de mostras paralelas

Fabiane Z. Menezes
05/05/2011 03:08
Thumbnail
Na edição em que o Salão Internacional do Móvel de Milão completou 50 anos, duas mostras paralelas chamaram a atenção por uma disputa: uma briga para ver quem tem o melhor design, o de vanguarda, dentro dos eventos paralelos do FuoriSalone.
A chamada Zona Tortona, que envolve a Via com o mesmo nome e outras, já era bastante conhecida, com grandes nomes ao lado de estreantes, apresentando trabalhos próprios e também desenhados para as grandes marcas, como a Moroso. De tão “tradicional”, as mostras da Tortona ganharam neste ano, pela primeira vez, uma organização conjunta mais articulada, com site próprio e tudo o mais.
Também neste ano, porém, um outro conjunto de designers se reuniu, apenas pela segunda vez, dizendo ter – eles sim – os produtos mais inovadores. Com apostas, em sua maioria, em jovens talentos de diferentes partes do mundo, a iniciativa preencheu prédios vazios e semi-abandonados da região próxima à Estação Ferroviária de Lambrate, parte de Milão que é considerada um pouco distante, quase periferia.
A disputa ficou evidente quando, na visita à Ventura-Lambrate, vi uma van da Zona Tortona passar umas tantas vezes e um cartaz provocativo, não muito longe dali, onde se lia: “Milano Zona Tortura?”.
Brigas à parte, quem visitou as duas regiões viu muito talento e inovação. Coisas que beiram muito mais o imaginário que a realidade e que podem até não ter uso prático dentro de uma casa, mas que valeram as caminhadas em uma tarde de sol.
Confira abaixo as duas galerias com uma seleção dos achados da Zona Tortona e da região de Ventura-Lambrate:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!