Casa Cor pelo Brasil: arquitetura da cidade é destaque na mostra de Brasília

adrianoj
18/10/2015 22:00
Thumbnail

Ambiente Café Urbano de Alex Claver e Wilker Medeiros. Fotos: Jomar Bragança / Divulgação

Celebrando a “brasilidade”, a 24ª edição da Casa Cor Brasília traz consigo a valorização da cultura, mobiliário e arte local. A exposição fica aberta até o dia 10 de novembro, mas, se você não vai até a capital do Brasil neste período, a HAUS mostra para você todos os 46 ambientes instalados na QI 9 do Lago Sul Sul (no antigo Inacor -Instituto Nacional do Coração).
Com 6.500m² de área construída, a mostra de 2015 está distribuída em três pavimentos com as últimas novidades e próximas tendências em móveis, objetos, revestimentos, cores e texturas para as diversas maneiras e estilos de morar e trabalhar.
Veja abaixo as fotos e a descrição de todos os ambientes da Casa Cor Brasília:
Modernizar, impactar e impressionar através da forma. Esses três elementos inspiraram Ruy Espinheira, que assina a FACHADA da mostra. A ideia é construir uma forma orgânica a partir de um elemento reto, dando a sensação de suavidade. O espaço foi baseado no conceito de Paraboloide Hiperbólico.
BilheteriaD2M Arquitetura e Design (Fabianna Manzur e Michelle Manzur)
Elegância foi a palavra de ordem para nortear a Bilheteria da CASA COR, assinada por Fabianna Manzur e Michelle Manzur. Com 46 m², o projeto foi concebido de forma a explorar experiências ao adentrar o ambiente, orientando o fluxo, para que o visitante tenha a sensação de estar em uma floresta tipicamente brasileira.
LOUNGE BRBRaul Azevedo e Álvaro França
O LOUNGE BRB, de 90 m², é um ambiente corporativo pensado para abrigar eventos e reuniões de trabalho. Os arquitetos Raul Azevedo e Álvaro França utilizaram o contraponto entre materiais brutos e brilhantes para jogar com a dualidade entre o natural e o construído pelo homem.
LOUNGE DOS ARTISTASMayara Kassiê e Priscila Mantelli Machado
O LOUNGE DOS ARTISTAS de Mayara Kassiê e Priscila Machado, com 60 m², faz uso da arte em telas e esculturas nas paredes para contemplar a criatividade do povo brasileiro e a diversidade de materiais e a combinação de cores no nosso País. A ideia do projeto é unir o conceito de galeria de arte a um lounge, inovando em mobilidade através dos espaços.
Um lounge instigante e impactante. É assim que a dupla Ney Lima e Leo Romano descreve o FOYER, de 100 m². A ideia do projeto é fazer o visitante sair da linha de conforto ao apreciar um ambiente com mobiliário em configuração inusitada e despojada, cenário criado para explorar as diferentes sensações e reações.
Com cerca de 200m², a CASA LEO, assinada por Leo Romano, instiga os sentidos para o modo contemporâneo de viver. O arquiteto busca despertar os sentidos e a reflexão, criando um clima de mistério e dramaticidade. O conceito de “sonho” ganha expressão com paredes e tetos cobertos de um azul anil intenso. Em cada ambiente, retratos do profissional, feitos pela fotógrafa Maria Célia Siqueira, emergem de uma imensidão de preto.
O LUXO URBANO, de 300 m², é uma réplica de um dos apartamentos do condomínio Via Sublime, o mais luxuoso empreendimento lançado pelo Grupo Via no Distrito Federal. É um imóvel para famílias que buscam conforto em um espaço bem dividido e amplo, com ambientes integrados e práticos, sem perder a elegância.
Um lounge arrojado e intimista. Para Denise e Juliana Zuba, a ideia principal do LOUNGE VIA, de 80 m², é tornar o espaço comercial do Grupo Via mais aconchegante e convidativo para os visitantes, que poderão conferir os últimos lançamentos do grupo.
STUDIO 212BEP Arquitetos (Bruno Amaral e Taiza Greca)
O múltiplo uso do espaço é a principal tendência que norteia o STUDIO 212, de 60 m³, assinado por Bruno Amaral e Taiza Greca. A dupla se inspirou na necessidade dos tempos atuais de usar o espaço simultaneamente para diferentes atividades, como habitar, conviver com amigos e trabalhar.
O Cubo de Ouro, de Ney Lima, possui 110 m² e foi desenvolvido para um solteiro sofisticado, com ambientes integrados e aconchegantes. O arquiteto apresenta no seu espaço, o dourado como forte tendência na decoração de luxo, com destaque para o volume em forma de cubo no centro do ambiente, todo revestido de pastilha folheada a ouro.
O ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA (com 120 m²) tem como inspiração para o tema “brasilidade” a nossa capital, Brasília. O arquiteto investe em decorações tridimensionais através de texturas naturais em pedras e aço que simulam o minimalismo e os elementos encontrados na arquitetura de Oscar Niemeyer, complementadas por esculturas e pinturas feitas exclusivamente para o ambiente.
Um local para recepção aconchegante, contemporâneo e sofisticado. Essa é a proposta da arquiteta Bárbara Paiva em seu STÚDIO DO JORNALISTA, ambiente que homenageia o colunista Marcelo Chaves. São 65 m², divididos em três espaços: living, escritório e lavabo.
O Someone’s Loft, de Flávia Amorim e Renata Melendez, foi pensado para um casal moderno, através de ambientes integrados e amplos, com máximo aproveitamento da luminosidade natural.
Marcio Correia e Cecília Werneburg assinam o Recanto Nas Nuvens de 135 m². Um ambiente amplo e multifuncional que abriga living com espaço para home-theater, sala de jantar e adega com espaço para degustação.
Felipe Zorzeto e Ândrea Zorzeto assinam o LOBBY da CASA COR (com 310 m²) que apresenta uma proposta de integrar espaços e investir em formas orgânicas e circulares para compor o ambiente, através de painéis e tubos de concreto, em contraste com madeira, pedras e vidro, além do uso de piso flutuante.
LAVABO PÚBLICO – Gabriela de Rossi
A vencedora do Prêmio Jovem Profissional São Geraldo, Gabriela de Rossi, estreia na mostra assinando o LAVABO PÚBLICO. Com 21 m², o ambiente possui traços modernos e minimalistas. Dividido em duas áreas, cabines e espaço social, conta com uma grande bancada com espelho flutuante.
Em ambiente de 16 m² com inspiração nas grandes perfumarias internacionais, Fernando Rodrigues assina a loja de perfumes para interiores da marca Casa Maior. Através do elemento “terra”, a LOJA DOS AROMAS celebra, também, os elementos da brasilidade na decoração como madeiras e pedras conhecidas do Brasil, assim como texturas e curvas.
Um espaço que homenageia o design nacional. Assim é o REFÚGIO DO DESIGN BRASILEIRO, projetado pela arquiteta Larissa Dias. Nos 100m², estão espalhadas obras de renomados artistas. Entre elas, a poltrona Benjamim, último lançamento de Sérgio Rodrigues, além de peças assinadas por Jader Almeida, Carlos Motta, Paulo Alves, Porfírio Valadares.
O Living Gourmet, com a assinatura de Walléria Teixeira, mescla suavidade e rusticidade nos seus 100 m². Cores como branco e cinza fazem contraponto às texturas de madeira, palha e pedra rústica que decoram o ambiente, ideal para quem prefere morar em um espaço sofisticado e clean.
O Loft urbano do Studio Valeria Gontijo (Valeria Gontijo, Isabela Moura e Isabela Valença) possui 130 m², temática masculina, ambiente integrado, utilização de materiais sólidos e neutros, mobiliários dos anos 60 e valorização do mobiliário brasileiro agregado à sofisticação do móvel italiano.
O Living do Colecionador, de 84 m², foi inspirado em um colecionador de arte e de peças de antiquário e desenvolvido para os amantes da arte que gostam de receber amigos. A arquiteta Silvana Andrade divide o ambiente em dois espaços distintos, porém integrados: Estar da Lareira e uma área dedicada para a leitura. O primeiro abriga um grande sofá curvo em veludo “azul noite” que convida ao bom papo com amigos e familiares em frente à lareira.
O FAMILY ROOM tem assinatura de Miguel Gustavo e é um espaço pensado para impactar o visitante através da combinação de materiais com a iluminação especial direcionada. O projeto contempla um ambiente de 63 m² com inspiração moderna e aconchegante, muita utilização de madeira e revestimentos naturais. Destaque especial para a presença de plantas e pedras tipicamente brasileiras.
Com um conceito clean e minimalista, Nando Nunes faz sua estreia na CASA COR BRASÍLIA, assinando a SALA DE JANTAR, com 60 m². O mármore crema se destaca no ambiente, presente no piso, na parede, na mesa e no aparador. Para provocar uma sensação de duplicidade, um espelho percorre toda a parede. Destaque para obras dos designers Sérgio Rodrigues e Zanini de Zanine, além de gravuras produzidas por um artista urbano.
A dupla Didacio e Flávia Duailibe assina a COZINHA, com 63m². O ambiente busca resgatar a união familiar em um local intimista que convida ao convívio. O espaço mescla o erudito com a cultura popular. O projeto evidencia peças retrô e cores fortes como os cobogós na cor amarela.
A harmonia é a grande inspiração do REFÚGIO DE CHARME DA VILLA, ambiente de 67 m² assinado por Circe Milano e Cilda Oliveira. O espaço foi concebido para quem deseja fugir das atribulações cotidianas e ter um momento íntimo e relaxante.
O Quarto DOS BEBÊS, de Kika Rochefort, com 32 m², teve sua inspiração retirada da imaginação fértil dos bebês para recriar dois espaços de elementos lúdicos em estilo vintage, com referência aos contos de fadas.
O Quarto do Rapaz, de Letícia Hammerschmidt Goulart, se inspirou no estilo industrial urbano dos lofts londrinos e nova-iorquinos, porém com um toque de brasilidade nos painéis de samambaias.
O QUARTO DE CASAL, assinado por Susana Brancaglion e Ricardo Brancaglion, prioriza o conforto, a praticidade e a harmonia, em um ambiente ideal para o convívio a dois. Seja para assistir televisão, descansar, ler um livro, navegar pela internet, fazer um lanche e dormir.
O Luxo de Banho (de 18,5 m²) tem como inspiração as antigas salas de banho das grandes cidades, ideia que foi adaptada para o dia-a-dia corrido de um casal contemporâneo. O resultado é um ambiente no qual cada um tem seu próprio espaço com privacidade, através de duas cubas e duas duchas.
As arquitetas Flávia Nasr e Laísa Carpaneda assinam o ESTÚDIO DA MENINA, com 37m².  O ambiente homenageia a instagrammer Nina Fontenelle e tem como inspiração a cidade de Brasília. O clima urbano se faz presente em pôsteres, desenhos e grafites, que se misturam aos tons preto, cinza, roxo e azul.
A fusão dos estilos rústico e moderno serve como guia para a concepção do WC Público (com 50 m²). Assinado ela dupla de profissionais Alitta Fagundes e Elisabeth Fagundes.
A ideia do LOUNGE RESORT, de 90 m², é recriar a atmosfera do Rio Quente Resorts em um ambiente de reuniões corporativas, mantendo o contato com a natureza e a decoração arrojada e descontraída.
O ESPAÇO DO CHEF São Geraldo, de 220 m², foi concebido para receber convidados em torno das criações dos chefs que passarão pela cozinha do ambiente, através da extensa mesa de ladrilhos que soma 6,40 m de comprimento.
Alex Claver e Wilker Medeiros assinam o Café Urbano, com 130 m². O ambiente busca referências e inspirações em um café cosmopolita industrial, como os de grandes metrópoles.
Assinada pela dupla Gilson Freire e Mariana Jardim, a PIZZA PARQUE apresenta conceito “street” e cosmopolita. Com uma pegada moderna, os 110m² do espaço que será comandado pela chef Narciza Leão possuem pilares e vigas aparentes, além de iluminação cênica.
A criatividade na divisão dos espaços é a marca do JARDIM DAS ÁGUAS, de Nil de Sousa, com 280 m². A ideia do paisagista é criar um ambiente para contemplar e relaxar, usando técnicas que criam profundidade ao espaço, através de um lago com escultura do artista Bruno Giorgi, celebrando a sensualidade humana.
O ARMAZÉM DO ARTESANATO é um local para os artesãos exporem suas criações. Assinado pela arquiteta Ana Maria Arsky, com 50 m², o ambiente tem o papel de transpor a arte popular ao patamar de obra de arte.
A Pop Up Store concebida pelo Studio Pippa, escritório da arquiteta Priscila Gabriel, possui 50 m² e foi projetado para ser uma vitrine de marcas nacionais e internacionais de acessórios que irão expor ali as suas mais novas coleções.
A Varanda Tropical, de Juliana Santana, utiliza seus 95 m² inspirados em momentos de relaxamento, assim como em encontros para receber os amigos, familiares, ouvir música ou desfrutar de uma boa leitura.
Com 500 m², o JARDIM DO REFÚGIO, de Marina Pimentel, busca unir a natureza ao aconchego dos espaços de convivência, seja para relaxar, receber os amigos ou ter um momento com a família.
SOB O OLHAR DO OUTRO, com 115 m², é uma varanda projetada para a família brasileira curtir, unida, um momento de relax. Com tons claros, o espaço apresenta painéis em mármore e painéis em madeira nas paredes, além de um jardim embutido, paredes em cobogó e uma piscina.
A Garagem da CASA COR se transforma em um grande palco para Giovanini e Dora Lettieri no ambiente Garage Band RENAULT, de 146 m². Inspirados pelas bandas de rock dos anos 80, os profissionais unem elementos rústicos a peças de design e decoração atuais para homenagear a banda Raimundos e o baixista Digão, representando os pequenos estúdios formados dentro das garagens de residências no bairro do Lago Sul, em Brasília. Para complementar, a dupla leva para a mostra instrumentos originais dos Raimundos, assim como fotos e discos que colecionaram durante a carreira.
Seguindo a tendência “trendy-cozy”, que une o sofisticado com o despretensioso, Marcela Passamani assina o projeto do RESTAURANTE, ambiente com 180 m². Os tons cinza e marrom se unem a elementos rústicos e contemporâneos, como as peças pendentes em latão de Cristiana Bertolucci.
A Passarela, com 320 m², assinada por Laura Garibaldi e Mônica Cavalcanti, tem a proposta de mesclar materiais nobres com itens de baixo custo, criando um ambiente de valor acessível sem perder a beleza e sofisticação.
O SALÃO DE FESTAS, com 230 m², é o ambiente que irá receber os maiores eventos da CASA COR BRASÍLIA 2015, além de encontros e palestras promovidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
GALERIA DE ARTEStella Lopes
Com 65 m², a GALERIA DE ARTE é um espaço para os artistas da ACAV – Associação Candanga de Artes Visuais – exibirem suas obras. Os tons de cinza são predominantes, pois estudos demonstram que a cor valoriza mais criações expostas.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!