Com entrada gratuita, o Arte na Fábrika reúne design, fotografia e pintura

Mariana Domakoski*
21/10/2016 17:50
Thumbnail

Entre os destaques do evento, estão peças de mobiliário de Sergio Rodrigues e Leandro Garcia. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Começou nesta quinta-feira (20) no Espaço Cultural A Fábrika o Arte na Fábrika, evento gratuito que reúne três exposições simultâneas de arte contemporânea, com peças de design, pintura e fotografia, todas disponíveis para venda. Nomes como Sergio Rodrigues e Leandro Garcia estão representados na mostra que vai até 12 de novembro.
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
O lugar escolhido para sua realização, que não é nem uma galeria, nem um museu, tem relação com o objetivo do evento como um todo. “Queria propor uma alternativa para os profissionais exporem seu trabalho, que não fosse o circuito tradicional, que desse mais visibilidade a eles e que deixasse a arte contemporânea mais acessível, para formar novos colecionadores. Por isso organizei aqui e com entrada gratuita”, explica a galerista e produtora da Limited Edition Art Malu Meyer, organizadora do Arte na Fábrika.
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Para Cintia Ribas, uma das expositoras, é uma oportunidade diferente de mostrar o seu trabalho. “Esse é um evento cheio de hibridismo, em um lugar que não é institucionalizado. O resultado é uma curadoria inusitada e surpreendente. Estou muito feliz de fazer parte”, afirma.
O evento é composto pelas exposições “Arte na Fábrika“, “IGUAIS” e “PARALAXE“. Entre os destaques da primeira, estão algumas peças de mobiliário de Sergio Rodrigues, diretamente do Antiquário Cristiano Ross, e peças de Leandro Garcia, Jayme Bernardo e Pedro Amin Tavares.
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Outro destaque desta mostra é a “Sala Democrática“, como ficou conhecida durante a festa de lançamento a área que comporta diversas obras ao preço fixo de R$ 1 mil. Vários artistas cederam alguns de seus trabalhos para serem vendidos por esse preço para cumprir com o objetivo de tornar a arte mais acessível a todos, de acordo com Malu. Um desses artistas é Eduardo Amato, que aprovou a iniciativa. “É muito bacana ver essa movimentação, de profissionais que toparam disponibilizar seu trabalho de forma mais acessível. O evento como um todo foi um processo em que todos ajudaram e é interessante perceber que há artistas com carreira de longa data expostos ao lado daqueles que estão começando”, diz.
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Para a colecionadora e psicoterapeuta Sibele Bertoli, a Sala Democrática é uma grande oportunidade, inclusive para os que ainda não descobriram esse universo. “É um caminho para começar a se encantar por esse mundo. A arte é capaz de mudar a vida da gente”, afirma. Sobre o evento, ela diz que cria um momento para estreitar laços com os participantes desse setor. “Proporciona uma comunicação direta entre o colecionador e o artista”.
Promovida pela Dentsu Brasil e pela Canon, a mostra “IGUAIS” propõe uma reflexão sobre as diferenças por meio de 18 obras fotográficas de pessoas com tipos diferentes. As fotos, inclusive, foram tiradas pelos próprios modelos, em sessões que proporcionaram trocas reais entre eles. “Ao observar as obras, você percebe que o que sobressai é a humanidade das pessoas, apesar das diferenças”, reflete a estudante de Direito Carolina Valoski, que visitava a exposição.
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Para compor a exposição “PARALAXE”, o curador, o carioca Philipe F. Augusto, apropriou-se de um conceito da astronomia para criar as três salas que compõem a mostra: uma delas reúne obras que propõem uma ideia de cosmologia; outra fala de distâncias e medidas; e a terceira fala sobre deslocamentos territoriais. Nesta última está um relógio solar de Laercio Redondo, que funciona apenas em Havana, em Cuba, devido à incidência dos raios solares na cidade. “É uma obra que propõe um deslocamento, que precisa dele para ser compreendida”, explica Augusto.
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
SERVIÇO: Arte na Fábrika, até 12 de novembro, de quinta a sábado das 14 às 20 horas no Espaço Cultural A Fábrika, que fica na Rua Fernando Amaro, 60, no Alto da XV. A entrada para todas as exposições que compõem o evento é gratuita.
*Especial para a Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!