Jardinagem, artesanato e urbanismo em quatro eventos do final de semana

HAUS
23/03/2018 19:00
Thumbnail

Pesquisadoras Elizabeth Amorin de Castro e Zulmara Clara Sauner Posse lançam o livro Morar nas Alturas. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

O final de semana dos dias 23, 24 e 25 de março em Curitiba terá opções para quem curte artesanato, jardinagem e urbanismo. Workshops ensinam a cuidar de jardins e a montar terrários de suculentas, orquídeas ou kokedamas.
Também acontece o lançamento do livro “Morar nas Alturas”, resultado do estudo realizado pelas pesquisadoras Zulmara Posse e Elizabeth Amorim.

Confira os programas e marque na agenda:

Jardim de Ideias STIHL

Foto: divulgação
Foto: divulgação
O segundo final de semana do Jardim das Ideias STIHL continua com uma programação ideal para quem quer aprender mais sobre como ter o próprio jardim.
Na sexta-feira (23), o evento conta com a presença da engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli, que vai ministrar duas aulas. A primeira, às 10h, será sobre cultivo em pequenos espaços, abordando o plantio, cuidado e manutenção de vasos e floreiras. Na segunda, às 15h, ela apresenta soluções para problemas mais comuns na jardinagem. A palestra inclui dicas sobre o manejo em geral, adubação, irrigação, tipos de poda e controle de pragas.
No sábado, a programação fica por conta de Carol Costa, criadora do site Minhas Plantas e colunista da BandNews FM. Às 10h, ela ensina como fazer um arranjo de suculentas e, às 15h, um terrário com orquídeas.
O evento é gratuito e acontece na Casa das Plantas (Avenida Cândido Hartmann, 4.405), nos dias 23 e 24 de março. Na sexta, o horário vai das 8 às 18 horas e no sábado, das 9 às 18 horas. Os visitantes podem levar para casa, de graça, mudas de plantas variadas. O evento conta também com consultores de jardinagem para tirar dúvidas sobre jardinagem.
Inscrições e mais informações aqui.
LEIA MAIS

Emporium Handmade

Foto: divulgação
Foto: divulgação
A grande feira de artesanato Emporium Handmade chega à sua 13ª edição neste final de semana, comemorando o aniversário de 4 anos. Ela acontece nos dias 24 e 25 de março e tem uma programação com diversas oficinas de do it yourself de decoração e jardinagem.
Entre os workshops disponíveis está o Kokedamas para todas as idades, que ensina como preparar o arranjo com a planta e os cuidados necessários para mantê-lo vistoso. Participantes levarão para casa sua própria kokedama. A oficina é gratuita para os 10 primeiros a se inscreverem, e R$ 40 para os que chegarem depois. O valor inclui o material necessário. Sábado (24), às 11h30 e domingo (25) às 10h30.
A programação de oficinais também ensina como decorar de caixas de madeira com a técnica Decoupagé Divertida. Interessados poderão levar, de brinde, o objeto decorado. Sábado e domingo, às 16h30. Gratuito e com vagas limitadas.
A Emporium Handmade acontece no endereço Avenida Senador Souza Naves, 945, Alto da Rua XV. São cerca de 90 expositores que apresentam seus produtos artesanais, como acessórios, itens de decoração para casa, brinquedos, upcycling e gastronomia. A feira estará aberta no sábado das 11h às 20h e domingo das 10h às 19h. Mais informações sobre a programação completa no evento.

Lançamento do livro “Morar nas Alturas”

Pesquisadoras Elizabeth Amorin de Castro e Zulmara Clara Sauner Posse lançam o livro Morar nas Alturas. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Pesquisadoras Elizabeth Amorin de Castro e Zulmara Clara Sauner Posse lançam o livro Morar nas Alturas. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
No sábado (24), as pesquisadoras Zulmara Posse e Elizabeth Amorim estarão lançando seu livro “Morar nas Alturas”, que explica o processo de verticalização de Curitiba entre as décadas de 1930 e 1960.
Elas também celebram a inauguração do site Memória Urbana, resultado do mesmo estudo. O evento vai contar com uma exposição do grupo Croquis Urbanos, com seus trabalhos sobre a Boca Maldita.
O lançamento acontece às 17h no Espaço Thá (Av. N. Sra. Aparecida, 48 – Seminário). Mais informações aqui.

Exposição FotoFolia #1

Foto: reprodução/Melito<br>
Foto: reprodução/Melito<br>
Já dizia a música que todo carnaval tem seu fim. Nesse final de semana, as memórias do pré-carnaval curitibano poderão ser revisitadas através das lentes do coletivo documental FotoFolia, grupo voltado à cobertura de festas e manifestações culturais de rua.
As fotos são resultado do trabalho dos fotógrafos Dayana Luiza, Valéria K. Lopes e Melito. Essa é a primeira exposição do grupo, que comemora um ano de existência. As imagens abrangem vários dos bloquinhos que fizeram parte da folia na capital, como o Garibaldis&Sacis, o SiriBloco e o 10Afinados – no total, mais de 25 eventos.
As fotos estarão à venda junto com quadros, bottons e imãs. A exposição acontece a partir das 15 horas na Casa Tangente (Rua Prefeito Angelo Lopes, 1653, Hugo Lange). A entrada é gratuita. Mais informações no evento.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!