Responsável pelo primeiro plano diretor de Curitiba, Jorge Wilhelm é tema de palestra

HAUS
20/04/2018 20:17
Thumbnail

Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (23), às 19h30, a UTFPR recebe uma palestra do professor doutor Irã Taborda Dudeque sobre a atuação em Curitiba do arquiteto e urbanista Jorge Wilhelm (1928-2014), que completaria 90 anos neste dia. A palestra é realizada pelo Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR e tem o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR). Não há necessidade de inscrição e a entrada é gratuita.
Jorge Wilhelm foi o autor do primeiro Plano Diretor de Curitiba, em 1965. Um ano antes, a administração municipal realizou concurso público e o escritório do arquiteto e urbanista desenvolveu a proposta vencedora, que foi totalmente implantada pelo prefeito Jaime Lerner, no início da década de 1970. “Além de grande amigo, o Jorge Wilhelm foi uma inspiração a todos os arquitetos e urbanistas. Ele foi fundamental para o processo de planejamento de Curitiba e de outras cidades brasileiras. Foi uma influência generosa e positiva para a equipe que executou o Plano Diretor da capital”, disse Lerner.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O presidente do CAU/PR, Ronaldo Duschenes, destaca que o Plano Diretor elaborado por Wilhelm deu o título de capital ecológica para Curitiba. “A partir desse Plano foram construídos parques em áreas deterioradas da cidade. Esses parques têm até hoje áreas verdes de lazer e lagoas que ajudam na contenção de enchentes. Aproveitando a interligação das bacias hidrográficas da região, ciclovias foram implantadas nestes trechos e isso tudo se tornou em um grande projeto ecológico, especialmente naquela época”, explica.
A esposa e a filha do arquiteto e urbanista estarão presentes na palestra, que será realizada no Auditório da UTFPR (Avenida Sete de Setembro, 3165). Joanna e Ana Maria Wilheim participarão da cerimônia que homenageará Jorge Wilheim como patrono da Gestão 2018-2020 do CAU/PR.
“Estamos resgatando o nome do Jorge Wilheim. Pouca gente sabe da importância dele para o planejamento urbano brasileiro. Além de tudo, o Wilheim lutou para a formação do CAU ainda na década de 1960. Ele sabia a importância de termos um Conselho próprio e, por isso, resolvemos prestar esta homenagem e destacá-lo como o patrono da gestão”, finaliza o presidente do CAU/PR, Ronaldo Duschenes.

Serviço

A Atuação do Arquiteto e Urbanista Jorge Wilhelm em Curitiba
Data: Segunda-feira, 23 de abril de 2018
Horário: 19h30
Local: Auditório da UTFPR
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 3165
Entrada franca

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!