Conheça o interior de puro luxo dos empreendimentos mais caros do Brasil

Sharon Abdalla
31/08/2017 21:30
Thumbnail
Com um dos metros quadrados mais caros do Brasil, que pode chegar a mais de R$ 26 mil, Balneário Camboriú reúne os empreendimentos mais altos e luxuosos da região sul, principalmente quando se trata dos localizados à beira-mar. Para corresponder a toda essa sofisticação, as construtoras investem pesado nos projetos de interiores das áreas comuns dos edifícios, que têm no hall de entrada seu principal destaque.
Cartão de visitas e responsável por deixar a primeira impressão nos moradores e visitantes, o espaço costuma receber acabamentos de alto padrão e mobiliários refinados que parecem saídos dos palácios europeus e em nada lembram o “clima de praia”. Tal fato, no entanto, corresponde ao elevado padrão dos empreendimentos e à expectativa que seu público-alvo tem em relação a eles.
“Nosso cliente pede muito aquilo que chamo de ‘fator uau’, que se traduz em status para ele. E o estilo neoclássico, querendo ou não, passa essa noção visual de que as coisas valem mais, são mais inacessíveis”, constata Tatiana Rosa Cequinel, presidente da Embraed Empreendimentos, que atua há mais de 30 anos no mercado de alto padrão de Balneário Camboriú.
A presidente conta que a empresa chega a investir cerca de R$ 500 mil na ambientação de um hall de entrada e que já houve um caso em que tentou trazer um ar mais contemporâneo para o espaço, com móveis de design assinados, o que não foi bem aceito pelos clientes. “O hall já estava pronto e o edifício, entregue, mas os clientes sugeriram que ele retomasse o estilo neoclássico. Nós voltamos atrás e fizemos um novo projeto do zero”, lembra Tatiana.
Outro ponto que faz com que os clientes valorizem a sofisticação dos espaços é o fato de eles perceberem o apartamento não apenas como um imóvel de veraneio, mas como uma segunda morada, como explica Miriam Pinheiro, coordenadora de design de interiores da Procave, que atua em balneário e na região de Itajaí desde a década de 1970.
Balneário Camboriú deixou há muito tempo de ser uma praia de veraneio. [As pessoas têm o] desejo oculto de, um dia, vir morar aqui. Elas sentem este imóvel como a extensão do seu lar“, avalia. Neste sentido, a intenção gira em torno de criar um hall que acolha e traga um ar de intimidade para o espaço.

Beira-mar

A proximidade com o mar, que à primeira vista parece contrastar com a proposta sofisticada dos projetos, não chega a interferir diretamente na composição dos halls de entrada dos empreendimentos. Isso porque, como lembra Miriam, os proprietários dos imóveis costumam desfrutar mais das áreas comuns do condomínio, como piscinas, saunas, salas de massagem e outros espaços de lazer, do que ir à praia.
Quando isso ocorre, o acesso aos edifícios é feito por uma entrada secundária reservada aos banhistas e já prevista nos projetos dos edifícios. “Essa entrada é visualmente separada [do hall] e conta com área de lava-pés, além de boxes de praia [onde podem ser armazenados os objetos utilizados à beira-mar]. Isso garante conforto e praticidade”, explica Camila Brandalise, arquiteta da FG Empreendimentos, que também atua em Balneário Camboriú. 
Conheça alguns dos halls de entrada luxuosos dos empreendimentos localizados em Balneário Camboriú.

Royalton Residence

O estilo neoclássico característico da Embraed está presente no hall de entrada do empreendimento Royalton Residence. Assinado pelo renomado arquiteto Allan Malouf, o espaço tem no desenho do piso, que forma um tapete de mármores nas cores preto, branco e dourado, seu ponto focal. Móveis clássicos com detalhes dourados e objetos de decoração da Embraed Home complementam a composição do ambiente.
Detalhe do empreendimento Royalton da Embraed. Acabamentos finos são o diferencial.<br>Foto: Angelo Borba / Divulgação
Detalhe do empreendimento Royalton da Embraed. Acabamentos finos são o diferencial.<br>Foto: Angelo Borba / Divulgação

Millennium Palace

Em estilo clássico, o hall de entrada do Millennium Palace, da FG Empreendimentos, contempla materiais nobres e é rico em detalhes. O destaque fica por conta da escada, que traz volume ao espaço e  se apresenta como uma grande escultura a partir do guarda-corpo desenhado.

Costão da Barra

Muito vidro, tons neutros e um pé-direito generoso resumem o conceito do hall de entrada do empreendimento Costão da Barra, da Procave. Em estilo contemporâneo, o ambiente tem o lustre e as cortinas azuis como ponto focal e conta com poltronas simétricas para recepcionar moradores e visitantes.

Baturité Lounge House

O lustre que traz um imenso círculo de cristais retangulares é o destaque do hall de entrada principal do Baturité Lounge House, da Embraed. Em estilo contemporâneo, o ambiente apresenta bases neutras  e guarda-corpo em vidro, formando uma composição elegante que reforça o caráter exclusivo do empreendimento de alto padrão.

Ocean Palace

A permeabilidade visual com a praia, que proporciona a sensação de continuidade da área externa, é destaque no hall de entrada do Ocean Palace, da FG Empreendimentos. Com linguagem mais contemporânea, o ambiente abusa do verde e dos materiais naturais. O toque de sofisticação fica por conta do lustre de cristal que pontua a escada.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!