Construa a casa dos seus sonhos pela metade do tempo

HAUS
10/09/2017 21:00
Thumbnail

Fotos: Mora Constrói/Divulgação

Obras demandam tempo. Mas é sim possível fazê-las de forma mais rápida. ‘Experimento’ recente em um condomínio fechado na Barreirinha, em Curitiba, mostra que é possível levantar uma casa em tempo recorde de 100 dias. Em geral, casas convencionais de alvenaria levam aproximadamente 145 dias, quando rápidas.
A história começou com uma senhora de 90 anos, que foi assaltada na própria casa no Bacacheri e decidiu que não queria mais morar sozinha. Para ajudar a mãe, os dois filhos decidiram construir uma nova residência ao lado da deles. A arquiteta Clarice Volpi fez o projeto em 25 dias e a construtora Mora Constrói levantou a casa no tempo prometido. Atualmente apenas 15% dos profissionais utiliza essa nova técnica construtiva.
O segredo está em uma gestão eficiente da obra e no usa da argamassa polimérica, de acordo com os sócios da construtora, Leopoldo Guimarães e Harison Borchardt. “A argamassa polimérica funciona como uma cola, otimiza o tempo e o espaço na obra, e permite que façamos 45 m² de parede por dia, quando com a argamassa comum o normal seria de 20 m²”, frisa o arquiteto Leopoldo Guimarães.
“O cruzamento entre minha equipe e terceirizados aconteceu bem, mas mandei um código de posturas de como nós trabalhamos para que isso acontecesse”, lembra Guimarães. “Ainda assim, alguns atrasos de terceirizados nos sobrecarregaram em alguns momentos, aliado ao horário do condomínio, que só nos deixava trabalhar de segunda a sexta, em horário comercial. Mas tudo foi suprimido.”
Outro ponto que ajuda a tornar a construção mais rápida é empregar a argamassa estabilizada como reboco. “Ela vem pronta e é só jogar na parede dentro de um prazo de 48 horas, se não o material se perde”, explica Guimarães.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!