Vai construir ou reformar a calçada da sua casa? Curitiba tem regras específicas para o calçamento

Sharon Abdalla
18/01/2018 21:31
Thumbnail

Foto: Bigstock

Equipamentos públicos fundamentais para garantir o conforto, acessibilidade e segurança de quem caminha pela cidade, as calçadas exigem cuidado por parte dos proprietários dos imóveis para que estejam disponíveis e em condições adequadas para a população. Isto porque, em Curitiba, a responsabilidade pela construção, recuperação e manutenção dos passeios em toda a testada (frente) do imóvel é de seu proprietário, como determina uma lei municipal nº 11.596, de 2005.
A exceção fica por conta das obras de revitalização de vias realizadas pela prefeitura, nas quais o município se responsabiliza pela execução e custo do calçamento, ou das calçadas do Setor Histórico e localizadas próximas a bens tombados ou pertencentes a eles, para os quais prevalecerão as diretrizes determinadas pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Autorização

Para construir ou reformar uma calçada localizada em uma via pavimentada, o proprietário do imóvel precisa solicitar uma licença junto à Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU), nos mesmos moldes do que ocorre com o alvará de construção do imóvel. Nela consta, além da permissão para executar a obra, uma cópia do projeto padrão a ser adotado naquela via. Caso a obra cause alterações na pintura e/ou na sinalização da rua, também é preciso comunicá-la à Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), como orienta a SMU por meio de sua assessoria de imprensa.
Paving stone worker is putting down pavers during a construction of a city street.
Paving stone worker is putting down pavers during a construction of a city street.
De acordo com o setor da cidade onde o imóvel esteja localizado, podem ser adotados três tipos de calçamento: bloco de concreto pré-moldado intertravado (conhecido como paver), placa de concreto pré-moldado ou Cbuq (revestimento asfáltico), com ou sem acabamento.
A legislação também determina que se deixe um espaço de pelo menos um metro com grama entre o meio-fio e a calçada para a drenagem do solo. O calçamento ainda deve garantir uma superfície firme, regular, estável e não escorregadia para os pedestres, ter durabilidade mínima de cinco anos e ser resistente à carga de veículos, quando os materiais forem utilizados nos acessos às garagens e estacionamentos.
“A maioria dos clientes conhece a existência da lei e já pede que a calçada seja feita conforme ela determina”, conta Marcos Antonio Tozatto, proprietário Paraná Paver, empresa que presta serviço de execução de calçadas em Curitiba.

Custo

De acordo com ele, a procura pelo serviço é grande e não vem somente de quem está construindo, mas também dos proprietários que desejam atualizar a calçada do seu imóvel – que correspondem a cerca de 40% dos atendimentos mensais realizados pela empresa.
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
Já o custo para a instalação da calçada gira em torno de R$ 67 a R$ 78 por m², incluindo material e mão de obra, como conta Tozatto. “A calçada de uma casa, com cerca de 50 m², leva de um a dois dias para ser concluída”, completa.
Os proprietários dos imóveis localizados em vias sem pavimentação definitiva não são obrigados a construir o calçamento. Para executá-lo, não é necessário obter a licença junto à Secretaria do Urbanismo, como afirma a pasta. Mas, caso deseje, o proprietário do imóvel pode protocolar solicitação para obter orientações específicas para o calçamento do seu lote.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!