PUBLICIDADE

Guia de esponjas: conheça o modelo ideal para cada tipo de limpeza

Veja as diversas opções de esponjas disponíveis para fazer uma higiene mais efetiva em casa e economizar tempo e dinheiro

A diferença entre as esponjas não é meramente estética. Cada tipo é para um fim específico. Fotos: British/EsfreBom/Reprodução

A diferença entre as esponjas não é meramente estética. Cada tipo é para um fim específico. Fotos: British/EsfreBom/Reprodução

por HAUS

17/02/2017

A esponja é item de série na hora de lavar a louça. Mas ela também pode ser utilizada em outras limpezas. Por isso, existe um tipo diferente para cada superfície ou finalidade.

Para ajudar na escolha da esponja mais adequada a sua necessidade, contamos com a ajuda da EsfreBom e da British para criar um guia com as indicações de uso de cada tipo.

O ideal é que a cada 15 dias você renove sua esponja. Se você mantê-la por muito tempo, ela acaba perdendo a eficácia e vira um local ideal para a proliferação de bactérias.

Para o dia a dia

esponja_multiuso-3

O tipo multiuso é ideal para diversos serviços simples e rápidos, indicada principalmente para a limpeza de copos, pratos, panelas e talheres, por ter agente bacteriostático. Mas atente que nem todas são iguais. A tecnologia muda de marca para marca. Algumas esbanjam até modelos com íons de prata, que reduzem grande parte da proliferação de bactérias na própria esponja, tornando-as mais resistentes e duráveis.

Multiuso salva unhas

esponja-multiuso-salva-unhas001g

Ela é igual ao tipo multiuso, mas vem com um desenho diferente, com encaixe perfeito para as mãos, que ajuda a não estragar as unhas durante sua utilização. Se for usar a esponja por muito tempo, esse tipo é ideal.

Para superfícies delicadas

esponjas-delicada

Para não riscar, escolha as com tecnologia apropriada. Sempre vem escrito na embalagem e vem geralmente na cor azul ou prata. Podem ser utilizadas para limpar superfícies antiaderentes e delicadas, como vidros, aço inox e outras áreas polidas. Existe também o tipo sem a fita abrasiva, com os dois lados com espuma, para louças superdelicadas, como taças e copos de cristal.

Para limpeza pesada

esponja-limpeza-pesada

Para limpeza pesada, como gorduras incrustadas e ferrugem, prefira as com alta abrasividade e resistência. Geralmente tem cor mais escura, como cinza ou preto, e são a melhor opção para grelhas e espetos.

Para quem tem criança em casa

esponja7

Existe o tipo específico para remover desenhos de giz de cera, lápis de cor e riscos de caneta das paredes. Sai como mágica, usando somente água. O segredo está na espuma, que tem propriedades capazes de dissolver a sujeira sem danificar a superfície ou manchar.

Para o banheiro

717061_Ampliada245

Existem também o modelo para o banheiro, mais resistentes a produtos químicos. O que faz com que a esponja dure mais tempo.

LEIA TAMBÉM

Hospital infantil usa cor nos ambientes para aumentar bem-estar de pacientes

Conheça a casa feita com material reciclado que ganhou o WAN Awards

Descubra a árvore que está colorindo Curitiba nas últimas semanas de verão

PUBLICIDADE