Com inauguração de shopping, megabairro começa a ganhar forma em cidade do interior do PR

Sharon Abdalla
10/05/2018 21:07
Thumbnail

Foto: Divulgação

No último dia 26 de abril, o município de Guarapuava ganhou seu primeiro shopping center com a inauguração do Cidade dos Lagos. Mais do que uma opção inédita de lazer e consumo para os guarapuavanos e população da região vizinha, a abertura do mall para o público representa uma nova etapa da consolidação do projeto do megabairro planejado Cidade dos Lagos, que pretende colocar Guarapuava no mapa dos investidores, além de trazer novas soluções urbanas para a cidade.
Com quase 80 lojas e 50 mil m² de área construída, sendo 23 mil m² de área bruta locável (ABL), o shopping tem projeto arquitetônico assinado pelo arquiteto Manoel Dória, do escritório Dória Lopes Fuiza, um dos mais requisitados da região sul para projetos dessa natureza.
Inserido no planejamento urbano da área do novo bairro, que é praticamente uma minicidade, o shopping tem na integração dos espaços internos com a área externa um de seus principais destaques.
“Térreo, ele conta com um grande painel em vidro que permite a permeabilidade visual da praça de eventos e de alimentação e também de algumas lojas [de departamento e livraria] com o exterior. O shopping [está implantado] de frente para o Parque das Araucárias e esta planta horizontalizada e linear permite que esta paisagem natural seja vista através dos corredores”, destaca Dória. Ao longo deles, claraboias permitem a passagem da luz natural e também contribuem para a integração entre interior e exterior.
A sustentabilidade é outra premissa do projeto e está presente em soluções como captação e reuso da água das chuvas, fechamento do empreendimento com painéis térmicos em concreto e a preparação dele para possíveis expansões. De acordo com Dória, o desenho do fluxo de circulação do shopping foi pensado para permitir que novas áreas sejam anexadas a ele no futuro mantendo a unidade da construção. Isso inclui, por exemplo, a presença de pontos comerciais que deverão ser eliminados da planta do mall para conectar a área atual às futuras ampliações. “Isto, inclusive, está previsto no contrato com os lojistas”, detalha o arquiteto.
LEIA MAIS 

O bairro

Em desenvolvimento desde 2011, o bairro planejado Cidade dos Lagos irá ocupar uma área de mais de 240 hectares no entroncamento da BR-277 e da PR-466, na região do Parque das Araucárias, em Guarapuava.
Sua implantação está divida em três fases e é fundamentada sobre cinco pilares: saúde, educação, segurança, geração de empregos e qualidade de vida, que deverão trazer benefícios para a população do bairro e de toda a região, como explicou Vilso Dubena, sócio da Cidade dos Lagos Empreendimentos Imobiliários juntamente com Odacir Antonelli, em entrevista a HAUS em agosto do ano passado.
Foto: Jean Wichinoski/Divulgação/Cidade dos Lagos
Foto: Jean Wichinoski/Divulgação/Cidade dos Lagos
Isso porque, além dos loteamentos e empreendimentos residenciais, o bairro irá contar dois hospitais (sendo um especializado em oncologia), clínicas e consultórios médicos privados, campi universitários (um campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná já está em funcionamento no local), além de opções de serviços e lazer, como é o caso do Shopping Cidade dos Lagos.
A comercialização dos primeiros 60 lotes residenciais do megabairro também já foi iniciada. A área dos terrenos parte dos 377 m² ao custo de R$ 650 por m².
“Por conta do que foi proposto e de tudo o que está acontecendo no Cidade dos Lagos, nós fomos convidados pelo Sebrae para apresentar o projeto do bairro no Smart City Expo [primeira edição brasileira do maior evento sobre cidades inteligentes do mundo]. Hoje, Guarapuava está sendo vista pelo mundo por conta de um projeto de bairro planejado que não está só no papel, mas já é uma realidade”, completa Dubena.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!