Laje cai de prédio mais alto do país em Balneário Camboriú

Luan Galani
27/03/2018 23:34
Thumbnail

Foto: Corpo de Bombeiros de Balneário Camboriú/Divulgação

Uma laje de 180 m² despencou da obra do Edifício Yachthouse Residence Club, em Balneário Camboriú, na tarde desta terça-feira (27), e atingiu dois operários. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as lesões não foram graves. Após o acidente, a construção foi embargada pela prefeitura até nova fiscalização, que deve acontecer nesta quarta-feira (28). Segundo o município, a laje caiu do embasamento onde será o estacionamento e a área de lazer do empreendimento.
MAIS SOBRE BALNEÁRIO CAMBORIÚ
A Defesa Civil aguarda a construtora do grupo Pasqualotto & GT para apresentar um laudo técnico sobre o ocorrido e quais medidas preventivas serão adotadas para impedir que mais acidentes ocorram. Em nota, o diretor de Fiscalização de Obras da Secretaria de Planejamento de Balneário Camboriú, Laurindo Ramos, disse que medidas serão anunciadas depois de descobrir a causa do ocorrido, “para que essa situação não se repita, sendo que esta não foi a primeira vez”, referindo-se ao acidente de setembro do ano passado, quando uma carga de concreto despencou do 50º andar da obra.
Foto: Pasqualotto & GT/Divulgação
Foto: Pasqualotto & GT/Divulgação
O empreendimento, ainda em construção, é considerado o maior prédio residencial do Brasil. Quando pronto, terá duas torres e 80 andares de altura. O imóvel leva assinatura do renomado estúdio de design italiano Pininfarina, reconhecido internacionalmente por realizar projetos para marcas como Ferrari e Rolls-Royce. A previsão de término da obra é para 2019. As unidades com três suítes, banheira de hidromassagem e três vagas de garagem são anunciadas por cerca de R$ 4 milhões.
Fotos: Pasqualotto & GT/Divulgação
Fotos: Pasqualotto & GT/Divulgação
Em nota, a diretoria do Yachthouse by Pininfarina informa que está avaliando com sua equipe técnica, através da produção de um laudo, a possível causa do acidente. “A ocorrência aconteceu no momento da concretagem da primeira laje de garagens do prédio anexo ao empreendimento, não danificando a estrutura das torres”, destaca a construtora. Reforça ainda que a obra, que tem mais de 120 mil m² e atualmente está no 53º andar, segue com todos os procedimentos de segurança necessários para resguardar a vida de todas as pessoas envolvidas na construção.
O  empreendimento, no início de 2017, foi objeto de ação do Ministério Público Federal, que pedia a suspensão das obras e demolição de parte do edifício por possível descumprimento da legislação ambiental e irregularidade na concessão de licenças e autorizações ambientais para a obra. Em setembro de 2017, porém, as partes fecharam um acordo, que prevê a revitalização do rio e suas margens e a cessão de recursos para viabilizar o funcionamento da Área de Preservação Ambiental (APA) Costa Brava.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!