Com certificação do Inmetro, compra de lâmpadas LED será mais fácil e segura

Sharon Abdalla
14/07/2017 20:00
Thumbnail
Após o fim das lâmpadas incandescentes, chegou a vez dos modelos LED apresentarem regras específicas para sua comercialização. A partir da próxima segunda-feira (17), atacadistas e grandes varejistas só poderão vender lâmpadas LED certificadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que estipulou limites mínimos referentes à vida útil, eficiência e segurança dos modelos.
A proibição responde à Portaria 144/2015 do Inmetro, que estipulou diferentes prazos para que as empresas do setor de iluminação se adequassem às novas regras. Para os estabelecimentos comerciais cadastrados como micro e pequenas empresas, por exemplo, ele se estende até 17 de janeiro de 2018.
Foto: Antônio More/Arquivo/Gazeta do Povo.
Foto: Antônio More/Arquivo/Gazeta do Povo.
A normativa se aplica às lâmpadas LED com dispositivo integrado à base ou corpo constituindo peça única, não destacável. Assim, não estão contemplados pela certificação lâmpadas com LED colorido, RGB, OLED (Organic Light Emitting Diode) e os que apresentam dispositivo de controle incorporado que produzam intencionalmente luz colorida.

Eficiência

A certificação das lâmpadas LED pelo Inmetro estipula limites mínimos para diferentes aspectos técnicos do modelo. No que se refere à eficiência luminosa, ele varia de 45 a 100 lm/W (lúmens por watts), de acordo com o tipo e potência da lâmpada.
O tipo de lâmpada também determina o prazo mínimo para a vida útil do LED, que varia de 15 mil a 25 mil horas. “[Com a popularização do LED], muitas lâmpadas chinesas que, na prática, não apresentavam a eficiência que indicavam na embalagem, entraram no mercado brasileiro. Com a normatização, ficarão somente as que tiverem real eficácia”, aponta Tiago Ruchinski, lighting designer e diretor comercial da Click Iluminação.
Essas informações, assim como a referente à tensão, potência e fluxo luminoso da lâmpada, deverão constar na embalagem dos produtos, de acordo com os critérios definidos pelo Inmetro. “O ideal é o consumidor buscar pelas lâmpadas com o selo de certificação”, orienta Tiago. Assim, ele terá meios para fazer uma compra mais acertada à sua necessidade de iluminação.

Orientação

Além do selo de certificação, o Inmetro elaborou uma cartilha com o objetivo de esclarecer dúvidas e apontar dicas sobre o uso das lâmpadas LED. O cumprimento da portaria por fabricantes, importadores e comerciantes será fiscalizada pelo órgão. Os estabelecimentos que descumprirem a norma estarão sujeitos à multa que pode chegar a R$ 3 milhões, se consideradas situações agravantes, como a reincidência da infração, por exemplo.
Os consumidores que identificarem alguma irregularidade também podem fazer denúncias ao Inmetro pelo telefone 0800 285 1818 ou pelo formulário.

Veja algumas dicas úteis para uso eficiente do LED

• Evite deixar as lâmpadas expostas à ação da umidade e maresia, pois pode
haver corrosão de componentes metálicos.
• Evite usá-las em luminárias fechadas, que dificultem a circulação de ar, impedindo
que o calor emitido pela LED se dissipe. Isso tende a diminuir a vida útil
da lâmpada.
• As lâmpadas direcionais não devem ser instaladas com seu foco luminoso voltado
para qualquer obstáculo próximo, principalmente se ele for de cor escura, o
que prejudicaria a iluminação do ambiente.
• Como a substituição das outras lâmpadas pelas LED exige um investimento
inicial, nem sempre previsto nos orçamentos das famílias, recomenda-se que se
troque inicialmente as lâmpadas dos cômodos mais utilizados.
Fonte: Inmetro

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!