Nova lei obriga manutenção de ar condicionado em prédios não residenciais

HAUS
18/01/2018 16:00
Thumbnail

Foto: Divulgação

Uma nova lei torna obrigatório que prédios públicos e privados coletivos (não residenciais) façam a manutenção de seus aparelhos de ar condicionado. Publicada no dia 5 de janeiro no Diário Oficial da União, a Lei 13.589/2018 determina que todos os prédios tenham um plano de manutenção, operação e controle (PMOC) de climatizadores, nos quais se incluem os ar condicionados. O objetivo da nova medida é eliminar e minimizar potenciais riscos à saúde dos frequentadores dos edifícios ao garantir a qualidade do ar do ambiente.
A manutenção dos aparelhos deve seguir as normas técnicas determinadas pela Anvisa<br>e pela ABNT. Foto: Divulgação
A manutenção dos aparelhos deve seguir as normas técnicas determinadas pela Anvisa<br>e pela ABNT. Foto: Divulgação
Novos aparelhos que forem instalados a partir da data da lei já devem incluir a medida. Prédios que já tinham o equipamento em funcionamento têm 180 dias para regulamentar a situação. Para isso, todas as normas devem seguir os parâmetros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os requisitos visam principalmente o controle de poluentes físicos, químicos e biológicos.
As novas regras também incluem ambientes climatizados ditos de “uso retristo”, como hospitais e laboratórios. Estes devem seguir seus regulamentos específicos.

Veto

O texto original da lei previa que a responsabilidade técnica do plano de manutenção dos climatizadores era exclusivo de engenheiros mecânicos. O trecho foi vetado pelo presidente Michel Temer já que, segundo ele, a regra poderia criar uma reserva de mercado sem necessidade.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!