Novo empreendimento no Bigorrilho valoriza arquitetura autoral e design brasileiro

Luan Galani
01/04/2018 13:00
Thumbnail

Imagem: Arquea Arquitetos/Idee Incorporadora/Divulgação

Até junho será oficialmente anunciado o mais novo lançamento residencial de alto padrão de Curitiba: o Edifício Dsenho, da Idee Incorporadora. O prédio, que será levantado como uma única torre de 10 andares nas esquinas da Rua Alferes Ângelo Sampaio e da Alameda Júlia da Costa, no Bigorrilho, nasce com o intuito de valorizar ao máximo a arquitetura autoral e o design de mobiliário brasileiro, como confidencia em primeira mão para HAUS o empresário André Nacli, que também foi responsável pela construção do Nomaa Hotel.
Por isso escolheu a dedo o escritório local Arquea Arquitetos para desenvolver o projeto arquitetônico e o arquiteto e designer paulista radicado em Curitiba Leandro Garcia para desenvolver o projeto de interiores do empreendimento.
“Valorizamos uma arquitetura bem autoral, simples, sem modismos e com um forte caráter contemporâneo”, explica Nacli. “No interior, o hall do edifício, por exemplo, será uma galeria de mobiliário brasileiro moderno e contemporâneo, com curadoria do Leandro Garcia, que desenvolveu um percurso de pequenos estares com uma sucessão espacial bastante inteligente.”
O empreendimento terá 27 unidades com três tipos de plantas: 85 m², 95 m² e 130 m², além das coberturas, com 167 m² e 185 m². A entrega está prevista para acontecer em 2020.

Autoral

Além de priorizar a funcionalidade e flexibilidade extrema das plantas, que permite diferentes configurações, ambientes integrados ou não, e até brincadeiras pouco convencionais, como juntar o quarto com a sala, os arquitetos do Arquea também se preocuparam com a relação da construção com a cidade. “O prédio chega de maneira delicada no chão e o diálogo entre as partes internas e externa ocorre de maneira fluida, com diversos espaços de intervalo com gradil leve, vidro, vegetação abundante, pilares redondos”, destaca o arquiteto Fernando Caldeira de Lacerda.
DCIM100MEDIADJI_0141.JPG
DCIM100MEDIADJI_0141.JPG
Para tornar a arquitetura ainda mais leve, os arquitetos levaram a sala de estar com grandes panos de vidro para a quina do prédio, com direito a sacada. Em alguns apartamentos do empreendimento existe ainda brises móveis de metais, que as pessoas podem movimentar como desejar para quebrar a luz do sol. No centro, a área de respiro para as lavanderias são cobertas com cobogós, que também dividem os volumes do edifício.
Imagem: Arquea Arquitetos/Idee Incorporadora/Divulgação
Imagem: Arquea Arquitetos/Idee Incorporadora/Divulgação

Galeria de mobiliário brasileiro

Com carta verde para criar um design de interiores que valorizasse o mobiliário brasileiro moderno e contemporâneo, o arquiteto e designer Leandro Garcia fez uma curadoria das peças que integrarão o hall galeria do prédio. Já constam no projeto móveis de José Zanine Caldas, Aristeu Pires, Sérgio Rodrigues, Marcelo Caruso, entre outros. “É um projeto com linguagem contemporânea e limpa, que prioriza o essencial, sem excessos”, frisa.
“A gente seguiu a mesma preocupação do projeto arquitetônico, que é de não existir uma mudança drástica entre as áreas externas e internas. Por isso mantivemos o mesmo forro, optamos por pisos similares e iluminação indireta”, explica Garcia.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!