Resort de luxo e beach clubs de Florianópolis serão demolidos

HAUS
22/06/2017 18:57
Thumbnail

Foto: Il Campanário Villaggio/Divulgação

O resort de luxo Il Campanário Villaggio, famoso por receber celebridades, e cinco beach clubs (El Divino, Taikô, Cafe de La Musique, 300 Cosmos e AquaPlage) de Jurerê Internacional, o bairro mais badalado de Florianópolis, serão demolidos.
A decisão é do juiz Marcelo Krás Borges, da 6ª Vara Federal da capital catarinense, que cuida de casos ambientais, que entendeu que as licenças ambientais teriam sido compradas e que as construções foram levantadas em áreas ilegais de preservação permanente. O despacho é do último dia 21 e ainda cabe recurso no Tribunal Regional Federal (TRF).
Os empreendimentos são ligados à Habitasul, que foi investigada em 2006 na Operação Moeda Verde da Polícia Federal (PF). De acordo com a investigação da PF, havia um esquema entre empresários e servidores públicos que, em troca de propina, liberavam as licenças ambientais. Após investigação do Ministério Público Federal, 39 pessoas foram denunciadas, das quais 16 foram condenadas pela Justiça.
De acordo com Krás Borges, a empresa Habitasul, que tinha uma rede de contatos com funcionários públicos, conseguia mediante suborno as liberações em Jurerê internacional. O juiz ainda afirma que Péricles de Freitas Druck, empresário da Habitasul, era o líder da quadrilha. Ele recebeu a pena mais alta: 28 anos em regime fechado, multa e prestação de serviços comunitários.
BALADAS SANTA CATARINA - VERÃO - JURERE INTERNACIONAL, 31 DE JANEIRO DE 2009 - P12 PARADOR INTERNACIONAL - NA FOTO: VERANISTA NA BALADA DO P12 - FOTO: GIULIANO GOMES/GAZETA DO POVO
BALADAS SANTA CATARINA - VERÃO - JURERE INTERNACIONAL, 31 DE JANEIRO DE 2009 - P12 PARADOR INTERNACIONAL - NA FOTO: VERANISTA NA BALADA DO P12 - FOTO: GIULIANO GOMES/GAZETA DO POVO

Defesa

O advogado de Druck, Antônio Tovo Loureiro, informou que vai recorrer no TRF. Em nota, a Habitasul disse que “recebeu com surpresa a sentença” e que vai recorrer da decisão já em primeira instância. “As elevadas condenações, bem como a determinação de demolição de empreendimentos totalmente regularizados e consolidados em Florianópolis, indicam ausência de razoabilidade da sentença e podem representar um grande retrocesso na busca pelo desenvolvimento sustentável no Estado”.
*Com Agência Estado.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!