Saiba identificar se o seu prédio é uma construção segura

Carolina Werneck*
02/07/2017 10:52
Thumbnail

Alguns detalhes podem fazer a diferença para evitar acidentes estruturais e até mesmo incêndios. Foto: Pixabay

Um incêndio de grandes proporções deixou pelo menos 80 mortos e outros tantos desaparecidas no último dia 14, em Londres. O edifício Grenfell Tower pegou fogo por causa de uma geladeira com defeito, de acordo com a polícia britânica. O incêndio da capital inglesa serve de alerta para os condomínios de todo o mundo.
Frederico Coelho, presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape), afirma que uma das principais causas desse problema é a instalação elétrica. Esse tipo de acidente pode acontecer em todo tipo de condomínio, mas prédios antigos e sem inspeção correm mais riscos, diz .
“Como no Brasil a cultura da manutenção predial não é bem difundida, as não conformidades que se iniciam de forma tímida com o passar do tempo e sem os devidos tratamentos implicam em problemas de difícil solução”, afirma. Essa preocupação não é causada apenas pelo risco de incêndios. Outros incidentes também ocorrem em decorrência da falta de inspeção periódica. Coelho cita como exemplo as questões estruturais. “A falta ou o fim da vida útil da impermeabilização de uma laje pode ser um problema. Se não resolvida a questão, ela pode causar danos na estrutura da laje (concreto e aço) perdendo parte de sua capacidade de sustentação.” Enquanto a impermeabilização poderia ser facilmente resolvida, os problemas de estrutura causados pela falta dela custam caro e causam riscos aos moradores.

Como o morador pode ajudar?

O presidente do Ibape explica que os moradores nem sempre têm consciência dos aspectos construtivos envolvidos nos edifícios. Esse processo, apesar de natural, dificulta a identificação de problemas por parte daqueles que residem nesses condomínios. “No entanto em edificações mais antigas deve-se ter uma maior preocupação com este tema. O fato da edificação não possuir um plano de manutenção ou não executá-lo já é um indício que de algo pode estar errado.” Se é o caso do seu condomínio, não custa levar a questão para uma reunião.
Eletrodomésticos e outros aparelhos que utilizam energia elétrica são, atualmente, importantes ferramentas no cotidiano das populações. “O consumo de energia destes aumentou muito nas últimas décadas e a maioria das instalações não foi projetada para tal. O sobreaquecimento dos condutores e outros dispositivos pode originar um aumento de consumo e até incêndios”, alerta Coelho. Por esse motivo é necessário que as instalações de combate a incêndios, como mangueiras e extintores, estejam sempre em dia.

Revisões básicas

Tornar um edifício plenamente seguro é tarefa para profissionais. Cada construção tem particularidades e detalhes que precisam ser levados em conta na hora de determinar revisões e ajustes. “O ideal é que se contrate um inspetor predial ou perito de engenharia. Ele poderá fazer uma inspeção na edificação e indicar a periodicidade dos reparos e as recomendações para execução de recuperação, reforma ou utilização adequada”, explica o presidente do Ibape. Alguns itens devem ser revistos com mais frequência que outros. Prédios mais antigos também precisam de avaliações mais detalhadas.
“Se o condomínio contrata uma inspeção predial, o engenheiro ou arquiteto emitirá um parecer técnico no qual existirão as recomendações para que a edificação se torne mais segura e econômica. As recomendações indicadas no parecer devem ser planejadas e seguidas pelo condomínio, garantindo assim a segurança e desempenho adequados da edificação”, diz Coelho.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!