São Paulo ganha prédio milionário assinado por designers da Ferrari

Stephanie D'Ornelas*
18/04/2018 19:44
Thumbnail

Fachada tem curvas inspiradas nas formas da Ferrari. Fotos: Divulgação

As elegantes curvas da Ferrari inspiraram as formas da fachada e dos interiores do novo empreendimento da Cyrela em São Paulo. O prédio residencial de alto padrão foi criado em parceria com o consagrado escritório de design italiano Pininfarina, que desenha os automóveis luxuosos mais desejados do mundo. O empreendimento, que foi entregue neste mês de abril, é localizado na Vila Olímpia, zona sul da cidade, próximo à valorizada Avenida Brigadeiro Faria Lima.
Público-alvo do empreendimento são consumidores interessados em exclusividade, design e automobilismo, que tem o interesse de morar em um bairro nobre de São Paulo.
Público-alvo do empreendimento são consumidores interessados em exclusividade, design e automobilismo, que tem o interesse de morar em um bairro nobre de São Paulo.
Efraim Horn, co-presidente da Cyrela, afirma que o empreendimento é o mais moderno e ousado já feito pela construtora. “O design e todo o seu conceito, atrelados à sua sofisticação, permitem que ele seja uma representação muito próxima de uma obra de arte”, conta. O projeto trabalha com a simetria arquitetônica, com traços que levam o observador a questionar para que lado está a frente do edifício. “As formas curvas do concreto e os elementos metálicos permitem que o projeto desperte a sensação de que foi esculpido pelo vento”, diz Horn.

Arquitetura sofisticada

As residências do edifício Cyrela by Pininfarina são tão exclusivas quanto uma Ferrari. Os lofts, de 46 a 94 m², se distribuem em 23 andares, com quatro unidades cada um. Apesar disso, a sensação é de que há um apartamento por andar, já que as varandas estão posicionadas de forma que, estando em uma delas, não é possível ver as outras, o que traz privacidade para o morador.
A área social foi desenvolvida pensando nos detalhes e no design. A piscina, com revestimento vindo da Ásia, conta com uma raia de 47 metros, SPA e duas cascatas nas suas extremidades. Além disso, o mobiliário da piscina é importado da Itália. “O acesso social foi inspirado na tomada de ar da Ferrari Testarossa, com curvas fluidas do design automobilístico incorporadas à arquitetura. O solarium foi desenvolvido de maneira que deixe evidente os desenhos curvos, de velocidade, e os detalhes em frisos metálicos”, explica o co-presidente da Cyrela.
Projeto da sala de estar.
Projeto da sala de estar.
O lobby tem mobiliário assinado pela Pininfarina, além de diversos revestimentos em couro sintético ao longo do espaço. Até mesmo o elevador social é decorado como um carro, revestido em couro natural caramelo. Além desses ambientes, o empreendimento também conta com um lounge para festas, área gourmet, sauna e espaço fitness com equipamentos de última geração.
Os interessados no empreendimento de luxo terão que desembolsar a partir de R$31.850 por metro quadrado para ter um loft com jeito de Ferrari para chamar de seu.
Detalhe do exterior.
Detalhe do exterior.
Este é o terceiro projeto do Pininfarina no mercado imobiliário, que já assinou empreendimentos em Cingapura e Miami. Horn destaca o fascínio da Pininfarina pela cidade de São Paulo desde a época do avô do Paolo Pininfarina (presidente e herdeiro da marca), que observava encantado o Viaduto do Chá e o Vale do Anhangabaú, conforme escreveu em uma carta em 1963.
“Sempre houve um interesse por parte do escritório em desenvolver projetos em parceria com empresas sólidas no mercado de São Paulo e do Brasil. Soma-se isso à ousadia e exclusividade desse projeto, que trouxe um grande desafio na sua concepção e concretização, devido às suas curvas, mas que também trouxe inspiração, referências internacionais e um ícone para a cidade de São Paulo”, conclui o co-presidente.
*Especial para a Gazeta do Povo. 

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!