Organização

Detox da bagunça: organize a casa e melhore o astral da família

HAUS
06/03/2017 22:56
Thumbnail

Manter a casa organizada e se livrar de produtos que não estão sendo usados, é positivo para melhorar o astral da casa. Fotos: Pixabay

Tudo o que não é usado em casa contribui para a estagnação da vida. É nisso que acreditam os especialistas em organização da casa. Por este motivo, livrar-se de tudo o que está parado e por fim à bagunça deve ser uma constante no dia a dia.
Manter a casa organizada e se livrar de produtos que não estão sendo usados, é positivo para melhorar o astral da casa.<br>Fotos: Pixabay
Manter a casa organizada e se livrar de produtos que não estão sendo usados, é positivo para melhorar o astral da casa.<br>Fotos: Pixabay
Para as profissionais da Bespoke Life, que criaram o sistema Detox da Casa, a nova geração desapego está mais consciente e quer levar a vida de um jeito mais leve. O que não significa não optar por bons produtos e marcas, mas escolher melhor o que se consome e ampliar o foco para lugares e pessoas.
“Quando mexemos no closet ou mesmo na despensa de nossos clientes, é incrível como eles mesmos se dão conta de quantas peças têm sem uso”, revela Marcia Primo Costa, criadora do método.

Como funciona

A ideia do Detox de Casa é eliminar o que atrapalha para que os ambientes se tornem funcionais e permanentemente organizados. Naturalmente, muita coisa acaba sendo retirada, mas não é uma premissa sair jogando tudo fora: “o método é realizado de forma super organizada, calculada, pensando nas pessoas da casa, no uso dos objetos e na fluência dos ambientes”, explica Marcia.
O Detox de Casa funciona exatamente como o detox de corpo, que elimina o que não faz bem, não é saudável ou não está sendo utilizado. Marcia enfatiza: “com ambientes cada vez menores e as pessoas dando mais valor para as experiências do que à acumulação, o detox acaba sendo uma super ajuda na hora de eliminar o supérfluo e deixar a casa com um ambiente renovado”.
Com ensinamentos semelhantes, a japonesa Marie Kondo se tornou “guru” mundial sobre organização com o best seller A Mágica da Arrumação.
No manual, que vendeu mais de 3 milhões de cópias, ela ensina que o princípio da casa bem arrumada é manter uma conexão emocional com os pertences e deixar em casa apenas o que traz alegria, descartando todo o resto, com o devido respeito à cada objeto.

Dicas práticas

1- Antes de organizar, jogue fora tudo de que não precisa. Só comece a colocar no lugar depois do descarte concluído.
2 –  Deixe objetos de valor sentimental por último, pois são difíceis de descartar. A ordem que ela sugere é a seguinte: roupas, livros, papéis, itens variados e, só então, os de apelo afetivo, como presentes e bibelôs. Mas lembre-se: o objetivo de um presente se cumpre na hora em que o recebemos. Não tenha medo de se desfazer de lembranças que recebeu e nunca usou.
3 – Faça a arrumação por categorias, não por cômodos, e esforce-se para guardar objetos da mesma categoria em um lugar só.
4 – Evite usar caixas escuras para organizar seus objetos no armário, prefira as transparentes. Quando você não enxerga o produto, não vai lembrar de usá-lo. Seja roupa, acessório ou utensílio.
5 – Plástico retem umidade e danifica as roupas. Assim, deve ficar longe do seu armário ou closet. Prefira capas de TNT que permitem que a peça “respire”.
6 – No banheiro categorize os cosméticos por corpo, cabelo e rosto. Providencie cestos separados para cada categoria.
7 – Se você guarda mantimentos em potes, lembre-se de usar etiquetas contendo a data de validade.

SERVIÇO

Bespoke Life, fone (11) 98245 0414.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!