Organização

Inmetro reprova cinco marcas de furadeiras e serras tico-tico

HAUS
13/11/2017 20:44
Thumbnail

Black & Decker, Germany AG , Good Year, Dexter e Hammer apresentaram falhas. Foto: Pixabay/Reprodução

O Inmetro revelou problemas em cinco marcas de ferramentas elétricas em uma avaliação de 12 dispositivos, sendo oito furadeiras elétricas com função de impacto (projetadas para fazer furos em concreto, pedra e outros materiais) e quatro serras tico-tico.
As furadeiras das marcas Black & Decker, Germany AG e Good Year apresentaram imperfeições, enquanto a Dexter demonstrou falhas na serra de tico-tico. Ambas as ferramentas da marca Hammer foram reprovadas em algum quesito.
Diante dos resultados encontrados, o Inmetro se reunirá com as empresas para que as medidas de correção sejam tomadas.
A avaliação analisou se os produtos eram acompanhados por manuais de instrução com as informações básicas necessárias para a utilização correta e segura dos dispositivos, conforme prevê a norma técnica. Nesta categoria, duas marcas de furadeira (Good Year e Hammer) e uma marca de serras foram reprovadas (Hammer).
Além disso, testes verificaram a durabilidade das ferramentas elétricas. Após os ciclos de atividade e repouso, a ferramenta não pode apresentar nenhum risco elétrico ou mecânico ao usuário. Neste caso, foram consideradas não conformes duas marcas de furadeiras (Black & Decker e Einhell Germany AG) e uma de serra (Dexter).
As marcas que não apresentaram nenhum tipo de falha nas furadeiras nessas categorias foram Bosch, Dexter, Skill e Tramontina; enquanto DeWalt e Skill foram as únicas empresas com serras aprovadas.
Foram realizados também testes de proteção contra acesso às partes vivas; potência e corrente absorvida; corrente de fuga; tensão suportável; resistência à umidade; funcionamento em condição anormal; riscos mecânicos; resistência mecânica; construção; fiação interna; e resistência ao calor e ao fogo. Em todos eles, todas as marcas foram consideradas conformes.

Respostas dos fabricantes

Procuradas pelo Inmetro, a Black & Decker informa que busca constantemente aperfeiçoar seus produtos e serviços e que o “lote” do produto em questão já havia sido retirado do mercado.
A Einhell Germany AG diz que todos os seus produtos são desenvolvidos e testados na Alemanha, seguindo os mais rigorosos padrões europeus de qualidade. A empresa contesta o resultado e requer a ferramenta utilizada nos testes para conduzir uma análise independente.
A Good Year ressalta que tem um contrato de licenciamento com a fabricante e que o fato está sendo analisado pela empresa importadora.
As marcas Dexter e Hammer não se posicionaram.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!