Organização

Sete dicas definitivas e práticas para organizar o seu guarda-roupa

HAUS*
06/07/2018 15:30
Thumbnail

Separação das peças deve levar em consideração a rotina e a frequência de utilização. Foto: Bigstock

Estamos no início do segundo semestre e a previsão é que a temperatura melhore daqui para frente. Neste período de transição, muitas pessoas gostam de organizar a vida para a segunda metade do ano. Um bom jeito de começar é organizando o guarda-roupas. Livrar-se do que não é mais útil, colocar cada peça em seu lugar e, o mais difícil, manter a organização. Para ajudar, fizemos uma lista de dicas, com a ajuda de Rita Patron, designer de interiores e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo.
Antes de colocar a mão na massa, ou nas roupas, Rita aconselha uma avaliação da rotina, para que a arrumação seja eficaz e dure. “Todas as roupas utilizadas com maior frequência devem ficar ao alcance das mãos e dos olhos. Assim, você perde menos tempo para se vestir”, explica. Além disso, com um guarda-roupas organizado tem-se um controle melhor das peças disponíveis. Isso gera economia, uma vez que basta um olhar para saber o que é preciso comprar, evitando gastos desnecessários. Confira as dicas:

1) Descarte

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
O primeiro passo é descartar tudo o que não serve mais, o que não está sendo usado e aquilo que possui algum defeito que não pode ser consertado. Sempre é melhor iniciar pelo maleiro e pelas prateleiras superiores. Retire tudo e faça uma classificação (por modelo e por usos, por exemplo). A dica da designer é fotografar cada peça para catalogar.

2) Crie categorias

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
Depois deve-se definir o que fica nas gavetas e prateleiras, e o que vai para os cabides. A orientação de Rita é deixar roupas de tecidos delicados, casacos, blazers, jaquetas, saias e vestidos nos cabides. A padronização pode ser por tipo de peça, cores e estações. Além de conservar melhor as roupas, os cabides proporcionam harmonia visual.

3) Gavetas 

Foto: Eu capricho/ Reprodução Pinterest
Foto: Eu capricho/ Reprodução Pinterest
Nas gavetas ficam as peças de lã, de linha, camisetas de malha, peças de algodão, jeans, pijamas, camisolas e roupas íntimas. Algumas peças podem ser organizadas nas gavetas em formato de cascata, uma sobre a outra, de forma que todas possam ser vistas. De acordo com a professora, as peças sempre ficam melhores dobradas e organizadas ao invés de enroladas, ajudando, inclusive, na durabilidade.

4) Caixas e nichos são bem-vindos

Foto: Minha casa minha cara/ Reprodução Pinterest
Foto: Minha casa minha cara/ Reprodução Pinterest
Se não tiver prateleiras ou cabides suficientes, melhor utilizar cestos ou caixas com etiquetas para facilitar a localização. Existem diversos tipos de caixas que podem transformar as prateleiras em gavetas, facilitando, assim, o acesso e a manutenção da organização.

5) Separe peças pequenas

Foto: Fashionismo/ Reprodução Pinterest
Foto: Fashionismo/ Reprodução Pinterest
Alguns utensílios disponíveis no mercado auxiliam na hora de organizar o guarda-roupa e otimizar espaço. Colmeias organizadoras permitem que peças pequenas, como lingeries, permaneçam organizadas. Também é possível fazer essas colmeias com papelão ou outro material estruturado.

6) Capas protetoras são boas aliadas

Foto: Best Deals of the Day/ Reprodução Pinterest
Foto: Best Deals of the Day/ Reprodução Pinterest
As roupas de festa, menos usadas, devem ficar guardadas com capas protetoras. Elas deixam a poeira longe da roupa delicada e a protege da luz, contribuindo para manter a peça linda por mais tempo.

7) Prateleiras para os sapatos

Foto: Casa mobiliário/ Reprodução Pinterest
Foto: Casa mobiliário/ Reprodução Pinterest
Para a organização dos sapatos, o melhor é a utilização de prateleiras. Elas ajudam na separação por categorias: sapatos casuais, de festa, tênis e botas. As deslizantes são as mais recomendadas. Se for projetar um guarda-roupa, prefira manter os sapatos longe das roupas e preveja a circulação do ar.
*Colaborou Lívia Mattos /
Publicada em 22/07/2017.
LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!