Organização

Saiba como evitar acidentes e explosões durante impermeabilização

Gazeta do Povo*
30/01/2018 20:28
Thumbnail

Foto: Bigstock

*matéria atualizada em 1º de julho de 2019.
Um apartamento sofreu uma explosão no Água Verde, em Curitiba, na manhã do último sábado (29). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a causa da explosão pode ter ocorrido porque um profissional impermeabilizava o sofá da residência com produto inflamável.
Sim, há riscos na impermeabilização quando há o uso de produtos inflamáveis. Isso porque há dois tipos diferentes de impermeabilizantes utilizados no mercado: um a base d’água e um a base de solvente — este, sim, altamente inflamável.
A principal diferença entre os dois é o tempo de secagem. Quem explica é Jamil Maciel Pinheiro Junior, proprietário da NSClean. “A aplicação do produto a base d’água demora 72 horas para a secagem, enquanto com solvente são apenas 40 minutos: em quatro horas o cliente já pode usar”, esclarece. Nesse caso, ele destaca que os cuidados são os mesmos que valem para qualquer produto químico. “Deve-se ter cuidado redobrado com a ventilação, o local precisa estar com portas e janelas abertas”.
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
Ele garante que a aplicação não utiliza energia elétrica, já que a bomba que pulveriza o material é completamente manual. “A máquina faz pressão dentro do próprio bombeador. É um sistema totalmente inofensivo. A única forma de causar uma explosão é por ignição direta”, ressalta.

Vantagens e preço

A impermeabilização garante vida útil mais longa e evita dores de cabeça com acidentes e manchas, impedindo que qualquer líquido derrubado penetre no tecido, facilitando a limpeza. Quando feita por empresas especializadas, dura de um a três anos, dependendo do uso da peça. No caso de aplicação própria, a substância dura até um ano.
A impermeabilização é especialmente indicada para pessoas com crianças, com animais de estimação, com estofados claros ou que têm o costume de dar festas com frequência. Em empresas especializadas, a faixa de preço é de R$ 80 por assento para ambos os tipos de impermeabilização.
Também dá para fazer sozinho a aplicação. Nesse caso, prefira produtos sem solventes inflamáveis. Basta olhar o rótulo, que deve indicar se o composto é inflamável. Veja o exemplo abaixo!
Fontes: Jamil Maciel Pinheiro Junior, proprietário da NSClean, Anderson Luiz Pinheiro, gerente da Premyer Protection, e Mercedes Pinheiro, proprietária da NSWASH.
Serviço | NSClean, Rua Leôncio Lopes Cortiano, 817, fone (41) 3053-7566 e www.nsclean.com.br. NSWASH, Rua Pato Branco, 80, loja 1, fone (41) 3053-7566 e www.nswash.com.br. Premyer Protection, Rua Prof. Álvaro Jorge, 262, fone (41) 8434-3210 e www.premyerprotection.com.br. RClean, Rua Dr. Cézar Luiz Teixeira, 96, fone (41) 9922-6820 e www.rcleancuritiba.com.br. Sisko, Rua Alberto Rutz, 407, fone (41) 4106-5611 e www.sisko.com.br. Sofá Limpo, Rua Emiliano Perneta, 822, sala 607, fone (41) 3023-3024 e www.sofalimpo.com.br.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!