Organização

Conheça a faxina de fim de ano, tradição japonesa, que garante casa limpa e alma renovada

Bruna Junskowski*
20/12/2018 11:00
Thumbnail

Fotos: Noguchidental.seesaa.net/Reprodução

Uma das razões que faz o fim de ano ser tão esperado e celebrado é a tradição que promete o começo próspero de um novo ciclo. Na cultura japonesa não é diferente. O “oosouji” consiste no costume de limpar a casa inteira como forma de purificação e é um dos principais preparativos para a virada do ano no Japão.
(Foto: noguchidental.seesaa.net)
(Foto: noguchidental.seesaa.net)
Oosouji significa “a grande faxina” e não se trata de um ritual, mas de uma tradição que pede a limpeza completa não apenas da casa, mas do trabalho e dos templos. De acordo com Naoki Hagihara, administrador da Associação Cultural Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkei), o oosouji permite o cuidado em todas as repartições da vida. “É uma tradição de séculos e ajuda a virar o ano não só com a casa limpa, mas também com a alma”.
Empresa japonesa convoca funcionários para participarem do osouji (Foto: seinenbu.main.jp)
Empresa japonesa convoca funcionários para participarem do osouji (Foto: seinenbu.main.jp)
Na Aikido Shugyo Dojo, academia de arte marcial japonesa, a tradição é levada a sério e todo o grupo participa da limpeza da academia no fim do ano. Para Gilberto Machado Marecos, sensei da Aikido Shugyo Dojo, a decisão de aderir ao oosouji se trata de um resgate à tradição e também é uma forma de unificar o grupo. “É algo tão bonito e não pode se perder. É útil e também ajuda a socializar e limpar o espírito”, conta.
(Foto: dekunobou36)
(Foto: dekunobou36)
Embora não haja nome no Brasil, a faxina caprichada de fim do ano também é tradição. Segundo a personal organizer, Irene Cristina Loureiro, o serviço de limpeza em casas cresce exponencialmente nesta época do ano. “Tem a ver com o bem estar, produtividade e energia. E é a ação que mais faço na casa dos meus clientes nesse período”, explica.
*Especial para Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!