Organização

Você é alérgico? Aprenda a lavar suas roupas de cama do jeito certo

Mariana Domakoski*
20/07/2018 14:10
Thumbnail

Lavar e secar as roupas de cama corretamente podem garantir mais conforto para pessoas com alergias. Foto: Pixabay

Levando em consideração que as pessoas passam, em média, de seis a oito horas dormindo, é importante que haja conforto, com um colchão e enxoval indicados. Para aqueles que sofrem com alergias, a atenção deve ser ainda maior, aos materiais e à limpeza. “O que chamamos de medidas de controle ambiental ajudam a reduzir a frequência e a intensidade das crises alérgicas”, afirma a médica alergista e presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia regional Paraná (Asbai-PR), Elizabeth Mourão. “Mas essas medidas não são regras, pois cada indivíduo responde de uma maneira diferente a elas. É preciso ir testando para ver qual promove mais conforto a você”, ressalta.
Cuidados com a lavagem da roupa de cama, por exemplo, podem garantir uma melhora na qualidade de vida de quem sofre com condições como rinite alérgica, asma e dermatite atópica, três das alergias cujas crises são comumente desencadeadas por itens presentes no quarto, segundo a especialista. Entre os principais causadores, estão mofo, ácaros e perfume, encontrados nos lençóis, fronhas, cobertas, colchões, travesseiros e outros lugares no cômodo.
Foto: Reprodução/Apartment Therapy
Foto: Reprodução/Apartment Therapy
Confira algumas dicas de Elizabeth para lavar lençóis, fronhas e cobertas:

Se possível, use sabão neutro 

De acordo com ela, quanto mais neutro o sabão (sem cor e sem cheiro), mais indicado para pessoas alérgicas ele é, porque não deixa as roupas com perfume, fator responsável por desencadear muitas crises.

Evite amaciantes

Como esse produto geralmente tem bastante perfume, é indicado não usá-lo se você sofre com alergias. A mesma lógica vale para perfumes para tecidos.

Enxágue mais de uma vez

Mais importante do que o tipo de sabão, é o enxágue das roupas de cama. É importante que elas não fiquem com resíduos dos produtos de limpeza. Por isso, o ideal é enxaguá-las mais de uma vez a cada lavagem.
Segundo Elizabeth, algumas pessoas vão precisar usar o sabão de coco, por terem crises alérgicas muito intensas, mas não é uma regra. Se você precisar usar um sabão em pó ou líquido que não seja neutro, basta enxaguar bem e ver como seu corpo responde.

Use água quente

Lavar as roupas de cama com água quente também ajuda a evitar ou diminuir a intensidade das crises alérgicas. Isso porque as altas temperaturas matam ácaros, um dos principais causadores dos episódios.

Seque bem

Guardar roupa molhada abre as portas para o aparecimento de mofo. Por isso, secá-las bem é muito importante. Secagem ao sol ou em máquina secadora é a mais indicada, por matar mais ácaros, mas, se não for possível, deixar em local ventilado pelo tempo necessário para secar completamente.
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Passe as roupas

Passar as roupas com ferro quente também pode ajudar a diminuir a frequência ou intensidade das crises alérgicas, porque elimina boa parte dos ácaro.

Guardado por muito tempo

Sabe aquele jogo de lençol que você nunca usa, guardado no mesmo lugar há vários dias? Antes de colocá-lo na cama, lave bem, seguindo todas as dicas anteriores, porque roupas guardadas por muito tempo tendem a criar mofo.

Além da lavagem da roupa de cama

Outros pontos além da lavagem da roupa de cama devem ser levados em conta quando o assunto é o quarto de uma pessoa com alergias, garante Elizabeth. Um deles é o material do enxoval. Quanto mais porcentagem de algodão, melhor. Tecidos sintéticos tendem a prejudicar mais a pele de quem é elérgico. Em lugar dos cobertores de lã, prefira os edredons ou cobertores de plush: os primeiros acumulam menos pó e os segundos são mais fáceis de lavar. É indicado lavar esses itens uma vez por mês.
Foto: Reprodução/Living in a Shoe Box
Foto: Reprodução/Living in a Shoe Box
Trocar a roupa de cama pelo menos duas vezes por semana também é importante. “Os ácaros se alimentam da descamação da nossa pele. Quantro mais frequente a troca, mais difícil para eles”, explica a médica alergista.
Aspirar o colchão e os travesseiros uma vez por semana também é indicado, assim como expô-los ao sol, para eliminar poeira e matar ácaros. Capas protetoras para esses artigos, encontradas em lojas de produtos de cama, ajudam a evitar o aparecimento de ácaros.
Nas janelas, prefira sempre cortinas ou persianas de manutenção mais prática, facilmente laváveis. Para o piso, opções laváveis. Carpetes e tapetes não são indicados, por acumularem poeira e ácaros. Em geral, o ambiente deve ser ensolarado e ventilado.
*Especial para a HAUS – Publicada originalmente em 15 de abril de 2017.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!