Conheça o lápis plantável que se transforma na flor de sua preferência

Luan Galani
29/05/2016 00:54
Thumbnail

Lápis podem ser cultivados e transformados nas plantas de sua preferência. Fotos: Sprout World/Divulgação | Jane Riley

Esqueça o velho conceito de usar um produto e depois jogar a embalagem fora. A reutilização (upcycling) é a nova ordem do design. Agora, isso vale até para os lápis.
Três jovens estudantes do prestigiado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) descobriram que 15 bilhões de lápis são produzidos todos os anos a custa de milhares de árvores e decidiram criar lápis plantáveis. Depois de utilizados até sobrar uma pontinha, basta plantá-los em um vaso. E o que iria para o lixo se transforma em diversos tipos de plantas.
LEIA MAIS
O lápis sustentável foi batizado de Sprout Pencil. O produto nada mais é do que um lápis feito de cedro, mas, diferentemente dos similares, que teriam uma borracha, tem uma cápsula biodegradável com sementes em uma de suas extremidades.
Assim que o lápis ficar pequeno demais para escrever, basta colocá-lo em um vaso com terra e ativá-lo com água. Em menos de 24 horas a cápsula vai se dissolver e as sementes começarão a brotar. A sacada é tão brilhante que permite até que os usuários escolham o tipo de semente que vai no lápis.
Dessa forma, você pode escolher se quer cultivar lavanda ou hortelã, tomate ou pimenta, e até girassol.
Oficialmente o produto ainda não está à venda no Brasil, apesar de ser um sucesso no exterior. Mas a Amazon comercializa o produto. Dependendo da quantidade de lápis, que pode variar de três a oito unidades, a caixa com o produto sai por 7 dólares ou até 18 dólares.
A intenção de seus criadores agora é reduzir o custo das peças para permitir sua popularização pelo mundo.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!