Dicas do Palácio de Buckingham para manter o jardim florido o ano todo

Stephanie D'Ornelas*
17/01/2018 21:06
Thumbnail

Jardim da residência oficial da rainha tem aproximadamente 17 hectares. Foto: Buckingham Palace/Reprodução | Stephanie Caroline D Ornelas

Os seletos convidados das festas no jardim do Palácio de Buckingham, em Londres, podem apreciar deliciosos chás e sanduíches em um cenário que tem sempre um ar primaveril, independente da estação. Isso porque o jardim da residência oficial da Rainha Elizabeth II foi projetado para florir o ano todo.
Trezentos e cinquenta tipos de flores – incluindo espécies raras, como a orquídea branca Helleborine –, embelezam o maior jardim particular da capital inglesa. Frequentemente, o perfil da família real no Instagram é preenchido por belas fotografias de algumas dessas plantas.
LONDON, UK - SEPTEMBER 23: Tourists in front of Buckingham Palace, London, UK, Europe
LONDON, UK - SEPTEMBER 23: Tourists in front of Buckingham Palace, London, UK, Europe
A Rainha Elizabeth II é apaixonada por jardinagem, e, semanalmente, é presenteada com ramalhetes com as mais belas flores da temporada. “Geralmente o buquê tem seis ou sete tipos de flores do jardim, para que ela saiba o que há de mais bonito naquele momento”, revelou Alan Titchmarsh, prestigiado jardineiro inglês, em entrevista à Radio Times. Titchmarsh participou da produção do documentário “The Queen’s Garden”, que revelou detalhes sobre o jardim de Buckingham.
Mesmo que você viva a um oceano de distância de Londres, pode ter um jardim tão florido quanto o da realeza. Selecionamos algumas das plantas do Palácio de Buckingham para ter no quintal. Confira as dicas para criar um ambiente perfeito, e, quem sabe, até puxar um banquinho para tomar o chá das cinco perto da natureza.

Camélias

A camélia é uma das flores que desabrocham na primavera no jardim da rainha. As pétalas têm cores fortes, que variam do branco ao vermelho. A folhagem conserva o verde durante todo o ano, porém, manter a planta florida pode ser uma tarefa difícil, já que é comum os botões caírem. Por isso, é importante manter a planta sempre bem nutrida, enriquecendo o solo anualmente.

Magnólias

As belas magnólias deixam qualquer jardim mais bonito. São plantas resistentes, que resistem às mudanças de clima e podem ficar expostas ao sol. Porém, é preciso alguns cuidados com as flores, que devem ser protegidas de algum modo para se manterem conservadas por mais tempo.

Cosmos

Cosmos são flores simples e belas. Essas plantas devem ser dispostas em locais em que possam tomar de 4 a 5 horas de sol por dia. A planta vive bem em ambientes mais secos, mas deve ser regada regularmente.

Dedaleiras

As dedaleiras são flores silvestres em formato de sino nativas das florestas do norte da Europa. Os tons mais usuais variam entre rosa e púrpura. Essa flor pode ser plantada em jardins ou vasos grandes. Porém, é tóxica ao consumo e deve ser evitada por quem tem animais de estimação.

Amoras

O jardim do Palácio de Buckingham tem 35 tipos diferentes de amoreiras. Com tantas árvores, as frutas costumam ser abundantes na época de colheita. A amora pode ser considerada a fruta da realeza inglesa. Afinal, o suculento fruto sempre esteve presente nos jardins reais do país europeu.
As amoreiras são bastante comuns no sul do Brasil, devido ao clima ameno. A árvore pode ser cultivada em pequenas propriedades, e é recomendado fazer o plantio nos meses mais frios do ano. A época de colheita por aqui vai de setembro a novembro.
*Especial para a Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!