Paisagismo: hora da tesoura

Luan Galani
30/06/2015 13:00
Thumbnail

Aproveite o inverno e faça poda nas suas plantas: o cuidado é obrigatório para uma florescência exuberante na próxima estação. Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

O inverno inaugura a melhor época para podar as plantas. Com exceção de algumas poucas espécies que florescem justamente nessa estação, as plantas frutíferas e ornamentais entram em estado de dormência no inverno para florescerem com mais exuberância na primavera. É o caso das roseiras e das macieiras, por exemplo.
“A poda é um ferimento. E, apesar de necessário para o crescimento, se não for feita da maneira certa e no inverno, para dar tempo da planta se recuperar, pode ser uma porta para a incidência de doenças”, alerta a engenheira agrônoma Joyce Nascimento, professora do curso de jardinagem do Solar do Rosário.
Para reconhecer que galhos devem ser retirados, como devem ser cortados e que ferramentas utilizar, o mais indicado é fazer um curso rápido de jardinagem. Porém, algumas dicas gerais podem ajudar na tarefa, como pontua o engenheiro florestal Gilberto Matter, especialista em paisagismo.
Confira quais os principais cuidados:
– Observe se a ferramenta é a mais adequada para o tamanho do galho, podendo variar de tesoura a serrote;
-Faça os cortes em 45 graus, para evitar acumular água nos galhos, que pode aumentar a incidência de doenças ou pragas, como formigas e besouros;
-Realize cortes firmes e retos, sem mascar a planta;
-Esterilize suas ferramentas com vela, isqueiro ou água sanitária, para não transmitir doenças de uma planta a outra.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!