Jardim de inverno: refúgio dentro de casa

Bruna Bill
03/05/2012 03:35
Thumbnail

Eder Mattiolli projetou um espaço com cascata, plantas que requerem pouca manutenção e pedras

Fazer uma pausa para relaxar e entrar em contato com a natureza pode aliviar qualquer sintoma de estresse. Mas não precisa ir muito longe. É possível ter um belo jardim dentro de casa sem muito trabalho. Os chamados jardins de inverno podem ser aproveitados em qualquer estação do ano, justamente por ficarem em locais abrigados. “É uma alternativa para quem mora em apartamento e não pode cultivar suas plantas no quintal de casa”, afirma o paisagista Eder Mattiolli, da Flora 4 Elementos.
A proposta do espaço é criar uma área de convivência e refúgio, mesmo quando o clima não permite aproveitar as áreas externas. “O jardim de inverno pode ser instalado em terraços, embaixo de escadas, salas e coberturas. Vasos com plantas e algumas pedras no chão formam uma bela composição em ambientes maiores e, em locais muito pequenos, ser um verdadeiro jardim vertical”, explica a paisagista Nadia Bentz.
Quem pretende instalar ou projetar um jardim de inverno deve ficar atento a duas questões: iluminação e ventilação. Não é necessário que a área receba luz direta do sol, mas é preciso ter luz. “A tendência das plantas em lugares muito escuros é definhar. Mas é possível ter um jardim interno em qualquer casa ou apartamento, contanto que receba luz”, indica Mattiolli. Quanto à ventilação, mesmo que o local seja fechado e coberto, ele precisa ter janelas para deixar o ar circular. “Se não houver ventilação, pode ocorrer condensação da água, o que facilita a formação de fungos que podem matar as plantas”, salienta a jardinista Regina Moreira Rodrigues.

Serviço

Eder Mattiolli (Flora 4 Elementos), fone (41) 3383-4533.

Nadia Bentz, fone (41) 3257-8630.

Regina Moreira Rodrigues, fone (41) 3244-6165.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!