Jardim em vasos é solução para pequenos espaços

HAUS*
16/04/2017 10:55
Thumbnail

A paisagista Cláudia Canales usou vasos suspensos, pequenas estantes e até a escrivaninha do filho para transformar um espaço de 10 m² com heras, lírios-da-paz e samambaias. Fotos: Leticia Akemi/Gazeta do Povo | Leticia Akemi

Imagine um jardim. O que vem à mente: muitas flores, um vasto campo com grama e árvores frondosas? Reformule este conceito! Pense em uma área somente com vasos, muitos vasos, e também terá um jardim. O jardim em vasos é um modo de romper com a aridez das calçadas e trazer verde para espaços pequenos. Mas não é exclusividade de quem não tem lugar para cultivar. Ele representa uma alternativa inusitada e cheia de estilo para ambientes externos.
“Uma das vantagens dos jardins em vasos é poder mover as plantas com mais facilidade, seja para mudar a decoração, seja para tratar aquelas que estão doentes, sem afetar as outras”, conta Patrícia Belz, proprietária da Borealis, loja de plantas para casa. A grande sacada é poder personalizar e ter um contato maior com a natureza— mesmo que encapsulada em recipientes.
E o gasto pode ser menor do que se imagina. Uma solução empregada por Belz, na área externa do Botanique, café anexo à Borealis, foi pintar vasos de plástico ou passar terracota. Outra alternativa é utilizar cachepots de diferentes estampas, se possível de tecido impermeável, para ter durabilidade.
O mobiliário comum de sala ou quarto também pode entrar no jardim. Às vezes até o que existe em casa pode adquirir novas funções dentro do jardim, como uma estante ou escrivaninha, trazendo verticalidade e diferentes volumes ao espaço. “Tudo pode ser reaproveitado”, conta a paisagista Cláudia Canales.
É necessário observar algumas questões na hora de criar um jardim em vasos. Cláudia indica seguir esses cinco passos: delimitar a área utilizada; verificar a insolação do local, ver em que período do dia bate sol (ou se há apenas sombra); analisar quais tipos de plantas podem entrar no ambiente; adquiri-las e, por fim, experimentar onde cada vaso e espécie fica melhor dentro do jardim, criando texturas com diferentes plantas e cores.
Cuidados
Vale lembrar que plantas em vasos precisam de mais cuidados, se comparadas àquelas fincadas em solo. Adubação e rega periódicas são essenciais para manter o jardim saudável, além de observar o tempo, se chove muito ou pouco. A troca de terra ou inserção de adubo deve ser feita a cada dois meses. Independentemente do material, os vasos devem ter um dreno para água. Outro cuidado é colocar areia nos pratos sob os vasos, evitando o criadouro e a proliferação de mosquitos.
Botanique
O conceito de urban jungle, com plantas tropicais de diferentes texturas, é empregado na área exterior do Botanique, café e bar anexado à Borealis. As lojas ficam em uma residência construída nos anos 1950. Patricia Belz, que é proprietária da Borealis e sócia-proprietária do Botanique, aproveitou as janelas, que seriam descartadas pelo dono, para usá-las como elemento de decoração e estante para as plantas. Os plafons antigos, que ficavam nos banheiros, tornaram-se vasos. Plantas do jardim em vasos: Helicônia bihai, pleomele, agave, palmeira, hibisco, cacto, costela de adão, comigo-ninguém-pode.
Convívio verde
O jardim criado pela paisagista Cláudia Canales para sua casa em Campo Largo é o xodó da família. “A sala só usamos para ver tevê, o espaço de convívio é aqui”, conta a profissional. Com cerca de 10 m², o projeto se aproveita da verticalidade para promover a imersão no verde. Entre vasos suspensos (abaixo) e pequenas estantes que acomodam as plantas, até a escrivaninha do filho entrou na jogada: as gavetas abertas também receberam vasos. Plantas do jardim em vasos: Hera, plectranthus, lírio-da-paz, samambaia, dinheiro-em-penca, coléus, calatéias e orquídeas.

De sol ou de sombra? O que usar no jardim

Plantas de sol: cactos, suculenta, agave, pleomele, plectranthus, hibisco, dinheiro-em-penca, bico de papagaio.
Plantas de meia-sombra: jiboia, columéia, costela de adão, pacová, lírio-da-paz, antúrio, filodendro, pimenta.
Plantas de sombra: maranta, samambaia, begônia, espada de São Jorge, fitônia, avenca, asplênio, tilândsia.
* colaborou André Eduardo dos Santos Filho.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!