Pintura verde

Rodolfo Stancki
28/03/2013 03:30
Thumbnail
Difíceis de passarem despercebidos no jardim, muros e paredes podem “desaparecer” ou ganhar “vida” com o cultivo de trepadeiras, técnica que precisa ser bem planejada antes de ser feita. Segundo a paisagista Rosângela Sabbag, existem diferentes tipos de vegetais que resultam em paredes folhadas. As mais utilizadas são as plantas do tipo unha-de-gato (Ficus pumila) e falsa-vinha (Parthenocissus triscupidata), também conhecida como hera japonesa.
Nas paredes, a função das duas é praticamente a mesma. Desafiando a gravidade, os galhos crescem grudados numa superfície lisa, que preferencialmente não tenha sido pintada. O cultivo também é o mesmo. As mudas são colocadas nos pés dos muros, regadas e depois podadas. A grande diferença entre elas é que a unha-de-gato permanece verde e folheada durante o ano todo. “A falsa-vinha reage às estações do ano. No outono, as folhas ficam amarelas e caem”, explica Rosângela.
A queda das folhas pode dar um efeito bonito para espaços abertos. “Elas não são sujeira”, lembra a paisagista. A recomendação é manter as paredes revestidas com esse tipo de hera longe das piscinas e ter uma vassoura sempre por perto.
Cuidados
Outra diferença entre as duas plantas é a espessura e o tamanho das folhas. A unha-de-gato tem galhos mais grossos e resistentes. Além disso, precisa ser aparada com mais frequência, pois ela aumenta para todos os lados – ao contrário da falsa-vinha, que do verão para o inverno perde todas as suas folhas.
“Como a espessura da unha-de-gato é maior, ela também pode invadir um pouco mais as paredes. Por isso, muros mais velhos às vezes racham depois que as heras crescem”, comenta a paisagista Nadia Bentz. O tempo de crescimento entre as duas plantas também varia. A falsa-vinha, se bem ensolarada, pode cobrir um muro em até dois anos. A unha-de-gato, por outro lado, leva bem mais tempo para se tornar uma selva de pedra.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!