Quatro ruas, parques ou praças para aproveitar e fotografar a primavera em Curitiba

Júlia Rohden*
22/09/2017 21:30
Thumbnail

Os ipês estão presentes em várias partes da cidade. Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

O início da primavera é a época da floração de várias espécies de plantas que podem ser observadas em praças, parques e ruas da capital paranaense. “Fazia tempo que não víamos uma floração tão exuberante”, comenta Roberto Salgueiro, técnico agrícola do Horto Municipal da Barreirinha. Ele atribui a intensa floração à seca dos últimos meses, fazendo o florescimento demorar, mas vir de forma mais abundante.
Talvez a flor que mais chamou a atenção dos curitibanos nas últimas semanas foi do ipê amarelo. Depois de uma florada tímida em julho e agosto, o ipê veio com força em setembro, mas sua florada está quase chegando ao fim. Salgueiro conta que, devido à seca, os ipês plantados neste ano já floriram – normalmente levam de dois a três anos.
Especialistas elencaram algumas ruas, praças e parques para apreciar as flores que surgem na primavera. Veja a lista:

Avenida Iguaçu

As flores . Foto: Mauro Guanandi/Wikimedia Commmons
As flores . Foto: Mauro Guanandi/Wikimedia Commmons
As flores da sibipiruna e do jacarandá mimoso florescem nos próximos dias e podem ser vistas ao longo da Avenida Iguaçu. Roberto Salgueiro comenta que a sibipiruna está presente em poucas ruas de Curitiba, já que é mais típica do norte do estado. Suas flores são reunidas em inflorescências de cor amarela que podem ser vistas entre suas folhas. Já o jacarandá mimoso, árvore de até 15 metros de altura com flores azul-lilás, também pode ser encontrado em outros pontos da cidade, como na Rua Marechal Deodoro.

Praça Tiradentes

Os ipês estão presentes em várias partes da cidade. Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Os ipês estão presentes em várias partes da cidade. Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Além dos ipês amarelos que estão em frente a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz, na Praça Tiradentes o arbusto manacá de cheiro também floresce nessa época do ano. As flores roxas e brancas do arbusto são consideradas símbolo de Curitiba. Cobalchini acredita que é porque antigamente os moradores tinham em casa grandes quantidades do arbusto manacá de cheiro. Atualmente, essas flores podem ser apreciadas na Praça Tiradentes e na Linha Verde.

Rua Inácio Lustosa

As magnólias podem ser encontradas Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
As magnólias podem ser encontradas Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Jaime Luis Cobalchini, engenheiro florestal do Horto Municipal da Barreirinha, chama a atenção para as magnólias que dominam a Rua Inácio de Lustosa, no bairro São Francisco. Para enxergar a flor branca e perfumada é preciso se aproximar das árvores, já que elas florescem em meio às folhas – ao contrário das flores do ipê, por exemplo, que são avistadas de longe.

Parque Barigui

As corticeiras florescem apenas uma vez por ano e são encontradas no Parque Barigui. Foto: Sarangib/Pixabay
As corticeiras florescem apenas uma vez por ano e são encontradas no Parque Barigui. Foto: Sarangib/Pixabay
Giovando Romanini, do Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, destaca as corticeiras do Parque Barigui. As flores de coloração avermelhada podem ser vistas apenas uma vez por ano, na primavera.
*Especial para Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!