Primeiro Jardim de Mel de Curitiba é inaugurado no Parque Barigui

Júlia Rohden*
23/09/2017 11:30
Thumbnail

Estrutura tem como objetivo aproximar a população das abelhas e conscientizar sobre sua importância para a biodiversidade. Foto: Pedro Ribas/Secretaria Municipal de Comunicação Social

Inaugurado na manhã da última sexta-feira (22), o Jardim de Mel no Parque Barigui é o primeiro do projeto da Prefeitura de Curitiba que pretende conscientizar a população sobre a importância das abelhas para o meio ambiente. O projeto é assinado pela arquiteta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cristiane Pulsides, e fica atrás do Expo-Renault.
Ocupando 1,5 mil metros quadrados, a estrutura é formada por deque, bancos e pergolado de madeira que abrigam cinco caixas de abelhas (das espécies jataí, manduri, mirim, mandaçaia e guaraipo), além de plantas que atraem esses insetos. As abelhas são nativas e não possuem ferrão.
Elas são responsáveis por cerca de 90% da polinização das plantas brasileiras e se reproduzem apenas uma vez ao ano, em contrapartida, as abelhas com ferrão que foram trazidas de outros continentes se reproduzem até oito vezes no mesmo período.
Caixas com diferentes espécies de abelhas sem ferrão foram instaladas no Parque Barigui. Na próxima semana, outros quatros locais devem receber o projeto. Foto: Pedro Ribas/Secretaria Municipal de Comunicação Social
Caixas com diferentes espécies de abelhas sem ferrão foram instaladas no Parque Barigui. Na próxima semana, outros quatros locais devem receber o projeto. Foto: Pedro Ribas/Secretaria Municipal de Comunicação Social
O projeto instalado no Parque Barigui custou aproximadamente R$ 20 mil. A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, informa que este valor não é referência, já em alguns lugares haverá apenas a instalação da colmeia, sem uma estrutura de jardim. A secretária acrescenta que também estão desenvolvendo um aplicativo para disponibilizar informações sobre as espécies de abelhas presentes em cada Jardim do Mel.
O Jardim de Mel será instalado em outros quatro lugares em Curitiba até o fim da próxima semana: Jardim Botânico, Museu de História Natural, no Bosque Reinhard Maack, Bosque Capão da Imbuia e na casa do acantonamento no Zoológico. O custo de implantação do projeto nestes quatro locais não chega a R$ 5 mil, de acordo com a secretaria. A intenção da prefeitura é instalar em outros parques e escolas ao longos do próximo ano, de acordo com as possibilidades de orçamento.

O projeto

Felipe de Jesus, funcionário no Museu de História Natural e idealizador do projeto, explica que é fundamental as pessoas se conscientizarem sobre os benefícios que as abelhas trazem com polinização. Ele ressalta que as abelhas trazidas pelo projeto ajudam na conservação da biodiversidade e não possuem ferrão.
O projeto prevê a visitação de alunos de diversas escolas para conhecer os locais onde há as colmeias, com visitas guiadas por profissionais do Museu de História Natural e do setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente. Também serão realizados cursos para professores e multiplicadores. As datas dos cursos serão disponibilizadas em breve na página na prefeitura.
*Especial para Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!