Não viajou no feriado? Aprenda a fazer uma pequena horta

HAUS
30/05/2018 18:30
Thumbnail

Para ter uma hortinha em casa, não é necessário ter grandes espaços. Um cantinho bem iluminado, água e muita atenção são suficientes. Foto: Pixabay

Já pensou em produzir sua própria alface, salsinha, manjericão, seu próprio rabanete e tomate? Se você respondeu que sim, mas que não pode porque mora em um apartamento muito pequeno, saiba que é possível ter uma horta mesmo em espaços reduzidos. Entre os pontos que devem ser levados em consideração, estão a quantidade de luz, o tamanho do recipiente e a época de plantio.
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
Todas as dicas podem ser encontradas na cartilha on-line lançada por profissionais da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, em parceria com a empresa Sodexo. No material estão técnicas de plantio, manejo e colheita tanto para quem tem casa com quintal quanto para quem tem apenas um espacinho no apartamento.

A luz e a época são importantes

Entre as dicas, estão informações sobre o local ideal para instalar a hortinha. Um dos pontos primordiais é que ele deve ser ensolarado. Outra questão levantada é a época ideal para o plantio de cada espécie. Segundo o material, a maioria das hortaliças pode ser plantada o ano todo no Brasil, devido ao clima tropical do país. Mas, levando em conta o melhor desenvolvimento, algumas devem ser preferencialmente cultivadas na primavera/verão, como a abobrinha, o pepino, o quiabo e o melão, e, algumas, no outono/inverno, como o agrião, a beterraba, a rúcula e o rabanete.
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Atenção ao tamanho do recipiente

O cultivo de hortaliças em recipientes também é abordado no material. Conforme a espécie da planta, ela vai precisar de um com maior ou menor profundidade. Agrião, alface, chicória, almeirão, beterraba, cebolinha, coentro, espinafre, morango, rabanete, rúcula e salsa podem ser plantados em recipientes com 20 centímetros a 25 centímetros de profundidade. Já a berinjela, o jiló, a couve, o brócolis, a couve-flor, o repolho, o feijão-vagem, a ervilha torta, o pepino, o pimentão, a pimenta, o quiabo e o tomate precisam de vasos ou sacos plásticos com 30 centímetros a 50 centímetros de altura e com 20 centímetros a 30 centímetros de diâmetro.
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
Um breve glossário com as propriedades das hortaliças também será encontrado na cartilha, além de mais dicas de plantio, de cuidado e até mesmo de preparo de terreno. O material pode ser lido on-line.

Veja o passo a passo com Rodrigo Carneiro, da Agapanthus

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!