Quer um quintal cheio de pássaros? Aprenda a montar um “jardim vivo”

Carolina Werneck*
17/06/2017 11:00
Thumbnail

As peças do projeto "Semeando Pássaros" são um convite para aproximar passarinhos e seres humanos. Foto: Reprodução/Facebook

Criadora do projeto “Semeando Pássaros”, a ceramista Vanessa Amaral desenvolveu peças de cerâmica para atrair aves para jardins residenciais. Desde então, sanhaços azuis e papa laranja, saíras, cambacicas, sabiás, bem-te-vis, japins e até periquitos são visitas frequentes no ateliê da artista curitibana.
Formada em artes desde 2014, Vanessa conta que a ideia para o projeto veio quando morava em João Pessoa, Paraíba. “Eu percebi que, na época, muita gente tinha pássaros presos em gaiolas. Isso me chocou muito. Então comecei a imaginar um produto para continuar tendo as aves por perto, mas mantê-las soltas.” Impressionada com a beleza da vitória-régia depois de uma viagem a Manaus, ela se inspirou na planta para desenvolver seu primeiro comedouro. “Eu queria uma peça que ficasse bonita e, ao mesmo tempo, parecesse parte do jardim”, explica.
Foi assim que, em 2015, nasceu o “Semeando Pássaros”. Além dos produtos, a página do projeto no Facebook também tenta conscientizar o público sobre a importância da proteção a esses animais. “Eu fui ler sobre pássaros. Descobri que, como as áreas verdes estão diminuindo muito, eles vêm para a cidade em busca de alimento”, afirma Vanessa. Para ela, disponibilizar as frutas no quintal é uma forma de contribuir com o meio ambiente e, ao mesmo tempo, ganhar o que ela chama de “jardim vivo”.
Os visitantes deixam o jardim mais colorido e emprestam vida à área externa da casa. Foto: Reprodução/Facebook
Os visitantes deixam o jardim mais colorido e emprestam vida à área externa da casa. Foto: Reprodução/Facebook
Em épocas de frio, quando a oferta de frutas na natureza diminui, os pássaros chegam em quantidades ainda maiores. “Ano retrasado veio um grupo de maracanãs [tipo de papagaio]. Deve ter sido por migração. Esses tempos veio um pica-pau branco, que eu nunca tinha visto. E tem os fregueses de sempre, que a gente observa. Esses formam casaizinhos e a gente nota que a população vai aumentando”, orgulha-se a ceramista.
Atualmente as peças são produzidas em cerâmica e, em seguida, pintadas manualmente com esmalte. A escolha por essa cobertura incomoda a artista. “Eu gosto muito da cerâmica natural, mas ela é difícil de manter limpa. Coloquei o esmalte para facilitar essa parte, mas ele me incomoda. Também procuro trabalhar sempre de forma ecológica, sem produzir muito lixo, mas ainda não consegui encontrar uma alternativa para esse problema.”

Monte seu próprio “jardim vivo”

Para quem deseja receber as visitas coloridas dos passarinhos, Vanessa dá algumas dicas:
  1. Procure escolher plantas frutíferas para o seu quintal. Você pode adaptar suas escolhas aos tipos de ave que quer ter por perto. Um livro que dá boas noções sobre o assunto é o ?Aves brasileiras e as plantas que as atraem?, de Johan e Christian Dalgas Frisch.
  2. Tenha árvores frutíferas. Pode ser qualquer fruta, mas jabuticabeiras e amoreiras são ótimas para isso e fáceis de manter. Ao mesmo tempo, disponibilize outras frutas em pratinhos.
  3. Mantenha sempre um recipiente com água. Eles são importantes não só para os passarinhos matarem a sede, mas também para que tomem banho e se mantenham sempre limpos. Eles adoram e fazem uma festa brincando com a água.
Para comprar os produtos do projeto Semeando Pássaros, você pode visitar o ateliê ou escolher as peças no Facebook do ateliê e fazer pedidos pelo telefone.
SERVIÇO | Rua Vereador Garcia Rodrigues Velho, 63, fone (41) 98824-6554.
*Especial para a Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!