Decoração de estimação: conheça o marimo, a planta que vive até 100 anos

Stephanie D'Ornelas*
09/02/2018 19:22
Thumbnail
De maneira resumida, poderíamos dizer que o marimo é uma planta aquática – mas ele é muito mais do que isso. Conhecidas como “plantas do amor”, essas bolas são cultivadas dentro de aquários como verdadeiros “bichinhos” de estimação no Japão. Segundo o folclore do país, os marimos representam o amor verdadeiro; por isso, são oferecidos como presente para a pessoa com quem se deseja ficar junto pela vida inteira.
Foto: Monsters Circus/Reprodução
Foto: Monsters Circus/Reprodução
Os marimos foram descobertos em 1820 e seu nome em japonês significa, literalmente, “bola de algas”. A simpática bola é uma forma rara de crescimento de algas verdes em formato de esferas de aparência aveludada. Colônias dessa espécie já foram encontradas em lagos da Islândia, Escócia, Estônia, Austrália e Japão. O último país é o responsável por popularizar os marimos em todo o mundo: agora eles decoram ambientes em aquários de muitos países – inclusive do Brasil.
Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest
Em Curitiba, o marimo pode ser adquirido na Borealis. A proprietária da loja de paisagismo especializada em plantas para casa, Patricia Belz, anunciou o início das vendas no final do mês de janeiro. O sucesso foi tanto que a primeira remessa acabou rapidamente, e já há lista de espera para a próxima. “A procura está bem grande, provavelmente porque é uma planta rara”, diz Patricia. Em suas pesquisas, ela não encontrou outras floriculturas que façam a revenda da planta importada no Brasil.

Cuidados

Outro motivo que atrai os apaixonados por plantas é a facilidade de manutenção dos marimos. Eles são extremamente resistentes, e, se bem cuidados, tem expectativa de vida de 100 anos. De acordo com Patricia, a água do recipiente que abriga os marimos deve ser trocada três vezes por mês. Durante a troca, é importante também girar as bolinhas.
A idealizadora da Borealis recomenda manter o aquário coberto para evitar a entrada de sujeira ou de larvas de mosquitos na planta. Se ela estiver suja, pode ser limpa com cuidado com uma escova de dentes. Apesar de ser firme em seu ambiente, o marimo é frágil quando manipulado.
Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest
A planta não deve receber sol direto nem ficar em locais muito abafados, ou pode adquirir um tom amarronzado. “Os marimos gostam mais de água gelada, por isso são encontrados em lagos de países gelados. Curitiba, que costuma ser mais fria, é o ambiente ideal”, conta Patricia. O vegetal esférico cresce, em média, cinco milímetros por ano. É possível colocar pedrinhas limpas na base do aquário que vai receber os marimos, mas não é necessário.
Na Borealis, o valor da planta varia de acordo com seu tamanho. O kit com o marimo menor dentro de um pequeno vaso com água e pedras é vendido por R$ 60 reais, e o grande por R$ 130. O marimo também é encontrado para importação em sites como o Mercado Livre e AliExpress.
*Especial para a Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!