Vida e frescor com o verde dentro de casa

Daliane Nogueira
17/12/2010 02:26
Thumbnail

Uma parede viva na varanda ou em ambiente interno é a sugestão do paisagistas Arnaldo Brandão, da Arvoredo | GAZETA

Elemento decorativo de grande beleza e que tem tudo a ver com a estação mais quente do ano, as plantas são bem vindas não somente no jardim, mas também dentro de casa. To­­dos os am­­bientes podem receber alguma espécie que se adapte às condições de ventilação e insolação do local.
Para que você possa escolher as melhores plantas para decorar a casa, a reportagem do Guia Casa listou – com a ajuda dos paisagistas Leila Fernandes Foggiato, Arnaldo Brandão e André Possolli – espécies para cada ambiente da residência. “O hall e a sala são os locais preferidos pelos moradores para colocar as plantas, mas até os banheiros podem receber algumas espécies”, diz Brandão.
Sala
A escolha das flores ou plantas que irão decorar a sala dependerá do espaço e pé-direito disponíveis. Uma das funções mais usuais para vasos grandes é a divisão de am­­bientes. Se for esse o caso, o me­­lhor é optar por cachepôs mais trabalhados, de espelho, madeira, cerâmica ou fibra natural, seguindo o estilo da decoração. Em espaço reduzido, deve-se optar por pequenos arranjos em nichos ou na mesa de centro.
Na hora de escolher a melhor espécie é preciso atentar para a ventilação e insolação do local. “A maioria das salas recebe a luz do sol ao menos uma parte do dia, o que amplia muito o número de espécies que sobrevivem no lo­­cal”, diz Ar­­naldo Brandão, da Ar­­voredo Paisa­gismo. Entre as su­­ges­­tões (veja lista completa ao lado) estão as bromélias e begônias, além de folhagens como pa­­cová, aralia, árvore da felicidade e até mesmo espécies improváveis como uma seringueira que, quando cultivada em vaso, fica com porte menor. Outra boa alternativa é uma parede viva, feita com uma base de placa de borracha, onde pode-se plan­­tar samambaias, musgos e jiboia. “Se a placa ficar na entrada da casa, onde há incidência de sol, opte por espécies como a calísia”, recomenda Brandão.
Quarto
No local de descanso, as flores trazem, simultaneamente, boas energias e tranquilidade. “Do ponto de vista da decoração, um vaso de flor dá um toque de romantismo único. Procurar combinar o tom das flores com o papel de parede é um ótimo truque”, opina Lilian.
O principal ponto é escolher plantas que não crescem muito, como a flor-da-fortuna, orquídeas e o beijo (desde que o quarto seja bem servido de sol). Pode-se ainda escolher alguns tipos de folhagens, como o cróton.
Cozinha
Como o ambiente costuma ser iluminado e úmido, há condições favoráveis para ter plantas bonitas. Mas a cozinha tem um vilão, o calor ex­­cessivo do fogão pode ser prejudicial para o desenvolvimento. Se o desejo for por uma flor, o crisântemo é uma boa opção. “Usar uma jardineira para cultivar alguns tipos de temperos tem tudo a ver com a cozinha”, aconselha Brandão. As pimenteiras são bastante procuradas, diz o paisagista.
Banheiro
A umidade, pouca ventilação e a insolação parecem inviabilizar o cultivo de plantas no banheiro, mas há algumas espécies que suportam essas condições. “Há plantas que nascem na natureza protegidas por outras de porte maior, sem tanta luminosidade para usufruir”, lembra André Pos­­solli, da Casa das Plantas. Ele indica o bálsamo, o lírio-da-paz e os bambus, especialmente o lucky bamboo, famoso entre os seguidores do feng shui. Avenca e violeta podem ficar no banheiro, desde que haja luz di­­fusa em boa quantidade.
Serviço:
Arvoredo Paisagismo – (41) 3264 5951
Casa das Plantas – Fone (41) 3272-0565
Flores e Jardins – (41) 3343-0660

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!