Em obras, Teatro Paiol tem data de reabertura confirmada pela prefeitura

André Nunes*
20/10/2017 17:28
Thumbnail

Foto: Daniel Castellano/Arquivo/Gazeta do Povo | GAZETA

Fechado para reforma, anunciada no final de agosto, o Teatro Paiol vai reabrir no início de 2018, com a volta da Oficina de Música. É o que adianta para a HAUS a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), destacando que todo o processo de licitação para a compra dos equipamentos necessários para a revitalização do espaço está em andamento.
Foto: Agência Curitiba / Divulgação
Foto: Agência Curitiba / Divulgação
Em nota, a FCC afirma que as obras de acessibilidade do Teatro Paiol iniciam na semana que vem. Em novembro, serão substituídas as calhas do local e a iluminação cênica da fachada. A reforma conta com a consultoria técnica do arquiteto Abrão Assad -responsável pelo projeto do teatro -, projeto de readequação elaborado pelo Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e gestão do Instituto Curitiba de Cultura e Arte. Os recursos, estimados em R$ 120 mil, são captados via Lei Rouanet.
Após a Oficina de Música, em janeiro, o Paiol receberá, em março, espetáculos do Festival de Teatro de Curitiba e, a partir de abril, retoma sua programação permanente. Os destaques, segundo antecipa a FCC, serão o Música no Paiol, Paiol Literário, Paiol Digital e Terças Brasileiras, além da agenda aberta a produtores independentes para uso do espaço.
Cadeiras feitas com material ecológico a partir do design de Sérgio Rodrigues, patrocinadas pelo Grupo Boticário.
Cadeiras feitas com material ecológico a partir do design de Sérgio Rodrigues, patrocinadas pelo Grupo Boticário.
Construído em 1906, o antigo armazém de pólvora do Prado Velho foi restaurado para teatro de arena em 1971. Batizado pelo poeta Vinicius de Moraes, marcou o início da transformação cultural de Curitiba e até hoje é símbolo da FCC. A última reforma do espaço foi realizada em 2010, quando foram feitas obras de recuperação estrutural de contenção do telhado, manutenção da cobertura e das poltronas e isolamento acústico do ar-condicionado.
*Especial para a Gazeta do Povo

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!