Espaço cultural em antiga indústria no Prado Velho é novo parceiro do Reação Urbana

André Nunes*
15/11/2017 18:07
Thumbnail

Visual de fábrica antiga é um dos charmes da Usina5, novo parceiro do movimento Reação Urbana. Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo

O movimento Reação Urbana, que está empenhado em realizar uma discussão sobre a revitalização urbana da região do Vale do Pinhão ganhou um importante reforço em suas ações. Na tarde desta terça-feira (14), o movimento e o espaço de eventos Usina5 assinaram um protocolo de intenções com o intuito de estabelecer parcerias em eventos, reuniões e outras ações que colaborem para o desenho do Plano Preliminar de Reabilitação Urbana do Vale do Pinhão, a ser finalizado e entregue para a Prefeitura de Curitiba até setembro de 2018. 
Plinio Marcus Schemes, da Agência Curitiba; Orlando Ribeiro,  presidente da Reurb, Andrea Sorgenfrei, gerente do Núcleo Estilo de Vida da Gazeta  do Povo e Patrik Cornelsen, um dos sócios da Usina5 durante assinatura do termo de cooperação entre Reação Urbana e Usina5. Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo.
Plinio Marcus Schemes, da Agência Curitiba; Orlando Ribeiro, presidente da Reurb, Andrea Sorgenfrei, gerente do Núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo e Patrik Cornelsen, um dos sócios da Usina5 durante assinatura do termo de cooperação entre Reação Urbana e Usina5. Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo.
A assinatura se deu em evento realizado na Usina5, que ocupa a área de 60 mil m² da antiga fábrica de sal e açúcar Diana, no Prado Velho, bairro que faz parte do Vale do Pinhão. O espaço foi recém reformado para abrigar até 20 mil pessoas em eventos de todos os portes. A primeira experiência se deu no dia 7 outubro, quando a Usina5 recebeu 10 mil pessoas na festa de música eletrônica TribalTech.
O movimento Reação Urbana foi idealizado pela HAUS, da Gazeta do Povo, pela Reurb, primeira Organização Social Civil de Interesse Público (Oscip) do Vale do Pinhão e tem o apoio da Prefeitura de Curitiba. Representando essas três instituições e a Usina5, assinaram o termo: a gerente do núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo, Andrea Sorgenfrei, o presidente da Reurb, Orlando Ribeiro, o representante da Agência Curitiba, Plinio Marcus Schemes, e o empresário Patrik Cornelsen, um dos sócios da Usina5.

Novos agentes para o movimento

Cerca de 50 pessoas estiveram presentes no evento, entre agentes urbanos que participaram o Laboratório de Reação Urbana do Vale do Pinhão, primeira ação do movimento Reação Urbana, realizado no final de outubro; além de empresários e investidores das áreas de gastronomia e entretenimento, que estão interessados em colaborar nas ações do movimento nos próximos meses.
“A Usina5 é a materialização do que propõe o Reação Urbana, mostrando na prática como pode ser feita a revitalização de uma grande área industrial com uma ocupação que permite a realização simultânea de eventos variados”, define Andréa Sorgenfrei.
Presentes puderam conhecer as instalações da Usina5. Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo.
Presentes puderam conhecer as instalações da Usina5. Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo.
Representando os sócios do Usina5, Patrik Cornelsen contou sobre a história do grupo de investidores com o local. “Há cerca de um ano conhecemos esse espaço e ficamos encantados com o potencial imenso e o visual industrial. Nem se gastássemos milhões para erguer do zero teria esse resultado. Foram feitas adaptações para o público, com toda a segurança necessária que eventos de grande porte exigem”, afirma.
Coordenadora do Projeto Gastronomia do Paraná, do Paraná Turismo, projeto ligado à secretaria de Esporte e Turismo do Estado do Paraná,  a jornalista Jussara Voss ficou entusiasmada em conhecer o espaço e já vislumbra possibilidades. “A Usina5 é inspiradora e a ideia de misturar eventos é bastante promissora. Hoje vemos que o mercado de feiras gastronômicas está um pouco saturado, com ‘mais do mesmo’. Temos que pensar fora da caixa, a gastronomia não pode fechar o ângulo de seu olhar. Da mesma forma que tivemos uma onda de dar vez a produtores locais, conhecendo a origem dos nossos alimentos, creio que agora é a hora de abrir os horizontes dos eventos gastronômicos, unindo como outras frentes”, opina.

O movimento

O Reação Urbana é um movimento colaborativo que busca colocar lado a lado o setor público e privado para enfrentar os desafios da reabilitação urbana de áreas de Curitiba a começar pelo Vale do Pinhão. Desenhado pela Reurb – Organização Social Civil de Interesse Público (Oscip) formada por arquitetos e outros profissionais do mercado –, pela HAUS, da Gazeta do Povo, e com o apoio da Agência Curitiba, órgão de fomento ligado à Prefeitura de Curitiba, o movimento teve seu primeiro marco no Laboratório de Reação Urbana do Vale do Pinhão realizado entre os dias 26 e 29 de outubro.
Desse processo participaram voluntários de diferentes formações, que foram habilitados como Agentes Urbanos. Eles contribuíram com ideias e planos de ações e para oportunizar que a energia gerada com o Laboratório se consolide no objetivo final que é a entrega do Plano de Reabilitação, em setembro de 2018, o movimento promoverá durante o mês de novembro e dezembro encontros com diversas entidades públicas e privadas para assegurar ainda mais mobilização e apoio.
Em fevereiro de 2018, o Reação Urbana participará do evento internacional Smart City Expo 2018, em Curitiba, que será sede da primeira edição brasileira deste que é dos mais importantes eventos de cidades inteligentes do mundo.
Você pode participar do movimento entrando no grupo de discussão no Facebook para saber de todas as novidades e encontros.

Confira quem esteve presente no evento

Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo
????????????????????????????????????
????????????????????????????????????
????????????????????????????????????
????????????????????????????????????
*Especial para a Gazeta do Povo

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!