Projeto alternativo de Jaime Lerner poderia ter salvo o imóvel da Matte Leão

André Nunes*
14/12/2017 21:12
Thumbnail

Esboço foi atualizado em 2012 e previa área comercial no entorno de torres residenciais. Foto: Divulgação

Quem pesquisa os projetos arquitetônicos já realizados e outros idealizados pelo escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados nos últimos 14 anos, disponíveis em seu site, pode se surpreender ao se deparar com o esboço do que seria a revitalização da antiga fábrica da Matte Leão, no Rebouças, que acabou sendo demolida e deu lugar ao recém inaugurado Templo Maior da Igreja Universal.
A iniciativa foi pensada primeiramente em 2003, logo após o fim do governo Jaime Lerner e retorno do urbanista ao trabalho em seu escritório.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Um dos arquitetos responsáveis pela atualização e expansão do projeto em 2012, Felipe Guerra conta que houve um esforço do escritório pela aprovação, mas que, infelizmente, por questões financeiras, a família Leão optou pelo concorrente. O imóvel foi vendido por cerca de R$ 32 milhões, preço R$ 7 milhões acima do valor de mercado.
Como não havia proteção legal sobre a construção histórica, que não foi reconhecida como patrimônio pelo município nem pelo estado, os proprietários decidiram pela opção financeira mais vantajosa. De todo o complexo fabril, ficou em pé apenas uma edificação art déco na esquina da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Piquiri.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
“Nossa iniciativa arquitetônica valorizava não só a importância da memória do Matte Leão para a história de Curitiba e do Paraná, mas também interagia com a paisagem urbana e industrial do Rebouças, numa espécie de mini-bairro que previa torres residenciais de oito pavimentos e um entorno comercial“, descreve.
O polo de encontro da população na região idealizava ainda a implantação de serviços de hotelaria, escritórios, gastronomia, mercado e equipamento de ensino.

Confira mais imagens do projeto:

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
*Especial para a Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!