Haus

Berlim pode ter ciclovia sustentável com piso inteligente

Luan Galani
11/02/2016 17:40
Thumbnail
Berlim pode ganhar uma ciclovia coberta que já é referência no mundo antes mesmo de sair do papel. Oito profissionais de diversas áreas, liderados pelo arquiteto alemão Matthias Heskamp, conceberam a Radbahn, uma via que aproveita uma infraestrutura mal utilizada da antiga linha férrea para conectar diversos bairros por meio da ciclovia.
A área de nove quilômetros de extensão receberia uma cortina de vegetação que atua como filtro acústico e de poluição, além de oferecer conforto psicológico para quem passa pelo local. Diversos serviços voltados para ciclistas também estariam disponíveis, como máquinas de comida, banco 24 horas e oficina de conserto de bikes.
Se viabilizada, a Radbahn terá piso inteligente: o atrito das bicicletas com o chão gerará energia suficiente para iluminar o caminho à noite e talvez até carregar celulares.
Mas nada é certo. A administração municipal de Berlim ainda discute a viabilidade do projeto, devido à falta de orçamento para sua implantação. Por enquanto, Radbahn não passa de uma ideia, como lembra reportagem do Süddeutsche Zeitung. Apesar da incerteza, a proposta foi recebida com furor entre os moradores da capital alemã.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!